Rede estadual retoma aulas na segunda com novos professores
Retorno às aulas no Paraná traz 988 novos docentes, novos embarques do Ganhando o Mundo e kits completos para estudantes da educação integral.

Mais de 1 milhão de estudantes da rede estadual de ensino do Paraná retornam às aulas na próxima segunda-feira (28) com uma série de novidades para o segundo semestre letivo. A retomada será marcada pela chegada de novos professores efetivos, ampliação de programas de intercâmbio, distribuição de uniformes para alunos da educação em tempo integral, melhorias na infraestrutura escolar e continuidade de ações como o Parceiro da Escola.
Entre os principais destaques está a nomeação de 988 novos professores efetivos, aprovados no concurso público de 2023. Essa é a maior convocação de docentes por concurso nos últimos 10 anos, fortalecendo o quadro permanente da educação em todas as 32 regionais do estado. Ao todo, mais de 4,5 mil professores foram efetivados nos últimos anos.
Além disso, 2 mil docentes terão suas jornadas ampliadas de 20 para 40 horas semanais, o que representa mais estabilidade, melhor remuneração e maior vínculo com a comunidade escolar.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destaca que o objetivo é garantir “condições ainda mais adequadas para o aprendizado, com foco no fortalecimento pedagógico, inclusão e atendimento integral dos estudantes”.
Intercâmbios e formação internacional
O segundo semestre também será movimentado por novos embarques de estudantes e profissionais da educação para programas de intercâmbio promovidos pelo Governo do Estado. A edição 2025 do Ganhando o Mundo envolve 1.300 estudantes em viagens a países como Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos.
-
De 17 a 20 de agosto, 100 alunos de escolas agrícolas embarcam para os EUA.
-
Em agosto, 150 alunos viajam ao Reino Unido.
-
Em setembro, 75 seguem para a Irlanda.
Já o Ganhando o Mundo Diretor levará 200 gestores escolares ao Chile, referência em políticas educacionais e formação continuada. O Ganhando o Mundo Professor, por sua vez, promove o intercâmbio de 250 docentes para o Canadá, como parte da formação continuada e do aprimoramento das práticas pedagógicas.
Uniformes e alimentação na educação integral
Outra novidade é a distribuição de uniformes para os cerca de 80 mil estudantes matriculados nas 408 escolas estaduais de tempo integral. A entrega dos kits — que incluem 10 peças por aluno — começou em julho e deve ser concluída ao longo do segundo semestre.
“A entrega dos uniformes é um passo importante para fortalecer a qualidade do ensino integral. Estamos garantindo igualdade, pertencimento e segurança para os estudantes, além de aliviar o orçamento das famílias”, disse o secretário.
O programa Paraná Integral teve crescimento expressivo desde 2019 e hoje oferece jornada de 9 horas, cinco refeições diárias e atividades pedagógicas ampliadas.
Parceiro da Escola e melhorias na estrutura
O programa Parceiro da Escola, que terceiriza a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas para permitir que os diretores se concentrem em atividades pedagógicas, segue em expansão. Segundo pesquisa da Radar Inteligência, o modelo é aprovado por 86,5% dos pais nas 82 escolas em que foi implantado até agora.
Outros dados indicam que 84,2% dos responsáveis recomendariam o programa e 92,2% reconhecem os cuidados das escolas com seus filhos.
Entre os benefícios apontados estão a redução de aulas vagas, melhorias nos espaços escolares, reforço na alimentação e limpeza, além de maior participação dos gestores em ações de formação.
Climatização para o verão
Visando o conforto térmico das salas de aula nas estações mais quentes, o governo estadual já entregou 11 mil novos aparelhos de ar-condicionado para escolas da rede. A meta é instalar 20 mil equipamentos até o final de 2025, garantindo ambientes mais adequados ao aprendizado.
A Secretaria de Estado da Educação também planeja ampliar o uso de tecnologias educacionais, promover mais ações de inclusão e qualificação dos espaços escolares, além de seguir com a valorização profissional de professores e gestores.
Com supervisão de Marcos Silva.























