SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C
Publicidade
Economia

Ratinho Junior anuncia retorno da cobrança de pedágios em fevereiro

Com essa decisão, as concessionárias assumem a administração dos pedágios em mais de mil quilômetros de rodovias estaduais e federais

Ratinho Junior anuncia retorno da cobrança de pedágios em fevereiro
Foto: Divulgação/AEN
Publicidade

Durante sua visita a Londrina–PR para anunciar a aquisição de um terreno destinado ao terminal metropolitano, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) confirmou, em entrevista coletiva, que a cobrança de pedágio nas rodovias paranaenses será retomada em 28 de fevereiro de 2024.

O governador destacou a superação do contrato anterior prejudicial ao estado, substituindo-o por um negociado na bolsa de valores, resultando em redução de preços e geração de empregos. O anúncio aconteceu na manhã da quinta-feira (01).

Leia também: Concessionária e Agências do Trabalhador oferecem 400 vagas de emprego em rodovias do PR

Os contratos de concessão dos Lotes 1 e 2 das rodovias foram oficialmente assinados em Brasília, na terça-feira (30), pelo governo federal, Governo do Paraná e as empresas Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro, vencedoras dos leilões.

Com essa decisão, as concessionárias assumem a administração dos pedágios em mais de mil quilômetros de rodovias estaduais e federais, abrangendo Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. O investimento previsto é de R$30,4 bilhões (R$18,7 bilhões em grandes obras e R$11,7 bilhões em manutenção) ao longo de 30 anos, até 2054.

O primeiro lote, leiloado, abrange 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, passando por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais. A concessionária Via Araucária assumirá a administração após oferecer um desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado.

Entre as principais obras programadas estão a duplicação total da BR-373 entre Ponta Grossa e Prudentópolis, a duplicação da BR-277 entre Balsa Nova e Prudentópolis, a construção do Contorno Norte de Curitiba entre o trevo de Campo Largo e o acesso a Colombo, e a implementação de faixas adicionais no Contorno Sul de Curitiba.

As obras beneficiarão diretamente o tráfego de 18 cidades, que reúnem mais de 3 milhões de habitantes, incluindo Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo.

Foto: Divulgação/AEN
Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →