SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Ratinho Junior anuncia ações emergenciais para resolver problema da água em Ponta Grossa

Segundo o governador, a situação está diretamente relacionada à Represa dos Alagados, responsável por cerca de 30% da captação de água que abastece o município

Ratinho Junior anuncia ações emergenciais para resolver problema da água em Ponta Grossa
Foto: BnT
Publicidade

Durante a inauguração das 210 casas do Residencial Campo Bello Gold-2, nesta terça-feira (3), o governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que o Governo do Estado e a Sanepar estão executando medidas emergenciais para solucionar o mau cheiro e a instabilidade no abastecimento de água registrados em Ponta Grossa nas últimas semanas.

Segundo o governador, a situação está diretamente relacionada à Represa dos Alagados, responsável por cerca de 30% da captação de água que abastece o município. A alteração na qualidade da água, segundo ele, tem origem em um fenômeno orgânico provocado pela proliferação de algas — consequência de um período prolongado de sol intenso e baixa incidência de chuvas.

“A Sanepar já detectou o problema na Represa dos Alagados e está atuando de forma emergencial, conforme determinei. Esse crescimento excessivo de algas causa mau cheiro e tem incomodado a população”, afirmou Ratinho Junior.

Ações emergenciais

O governador destacou que a Sanepar já iniciou a perfuração de seis poços profundos para reduzir a dependência da captação nos Alagados. A meta é que esses poços entrem em operação o quanto antes, reforçando o abastecimento enquanto a solução definitiva é executada.

Além disso, o Estado contratou uma empresa especializada em tratamentos de corpos hídricos, que já atuou em situações semelhantes na Argentina e, segundo Ratinho Junior, conseguiu resolver rapidamente esse tipo de problema orgânico.

“Já contratamos uma empresa com experiência em soluções para proliferação de algas. A ideia é aplicar o mesmo método aqui para recuperar a qualidade da água”, disse.

Industrialização da solução

O governador afirmou ainda que o governo está conversando com indústrias que possuem poços próprios, com o objetivo de integrar parte dessa captação ao sistema público temporariamente. Isso ajudaria a aliviar a pressão sobre a Represa dos Alagados enquanto os trabalhos emergenciais continuam.

“A proposta é que algumas indústrias possam disponibilizar água de seus próprios poços para a rede, diminuindo a necessidade de captar nos Alagados até que o problema esteja controlado”, explicou.

Solução definitiva

Ratinho Junior reforçou que o plano a médio e longo prazo inclui retirar gradualmente a dependência da captação direta dos Alagados, migrando para fontes alternativas que garantam maior estabilidade ao sistema de abastecimento de Ponta Grossa.

Leia também Capal incorpora Coopagrícola e amplia atuação na região dos Campos Gerais

 

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →