SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Esporte

Rafael Augusto se destaca no basquete ponta-grossense e avalia caminho para 2026

A história de Rafael Augusto no basquete é construída com persistência, aprendizado e escolhas ousadas. Revelado no Sub-12 do NBPG, entre 2019 e 2020, foi nesse período que nasceu a paixão pela bola laranja. Mesmo com a pandemia interrompendo o calendário esportivo, o basquete nunca saiu do radar do atleta. No Sub-14, Rafael enfrentou um […]

jovem pg basquete
Foto: Divulgação/Antonio Roberto Barbosa Jr
Publicidade

A história de Rafael Augusto no basquete é construída com persistência, aprendizado e escolhas ousadas. Revelado no Sub-12 do NBPG, entre 2019 e 2020, foi nesse período que nasceu a paixão pela bola laranja. Mesmo com a pandemia interrompendo o calendário esportivo, o basquete nunca saiu do radar do atleta.

No Sub-14, Rafael enfrentou um dos primeiros obstáculos ao não ser aprovado em uma peneira. A negativa, porém, se transformou em oportunidade. Observado pelo técnico do Sub-15, recebeu convite para a escolinha e, posteriormente, para integrar o grupo da categoria, onde passou a ganhar minutos em quadra e experiência competitiva.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Em 2024, veio um salto importante na trajetória. O atleta participou do Chico Time Out, em Curitiba, e da Clínica Internacional Foz Basquete, em Foz do Iguaçu, evento que reúne atletas do Brasil, Paraguai e Argentina, além de técnicos renomados. Entre eles, o treinador do Vasco da Gama, Léo Figueiredo, que acompanhou os trabalhos.

Demonstrando comprometimento com a evolução, Rafael já está inscrito para as próximas edições desses eventos, previstas para acontecer entre 26 e 30 de janeiro de 2026, reforçando a busca por crescimento técnico e vivência em alto nível.

Durante esse processo, reencontrou o amigo e referência Wilsinho, participou de treinos decisivos e chamou a atenção da comissão técnica, o que resultou em um convite para treinar com o time adulto e, posteriormente, integrar o elenco Sub-20.

Mesmo jovem, com apenas 15 para 16 anos, Rafael tomou uma decisão madura ao mudar de cidade e passar a morar sozinho para seguir o sonho no basquete. Duas semanas depois, estreou no Sub-20, atuando cerca de 25 minutos, demonstrando personalidade e confiança.

As oportunidades seguiram surgindo: amistoso contra a Seleção Catarinense Sub-16, apresentação ao técnico de Brusque, treinos com o adulto e Sub-17 do SER Brusque e participação nos Joguinhos. Já no Sub-18, confirmou sua evolução ao converter quatro bolas de três em um jogo decisivo.

Definição do futuro

Agora, Rafael vive um novo momento de definição. Para 2026, o atleta avalia duas possibilidades: atuar pelo projeto de Tatuí, em São Paulo, ou seguir em Ponta Grossa, defendendo a LDPG. A decisão envolve aspectos esportivos, pessoais e de desenvolvimento, e deve ser tomada nos próximos meses.

Com formação sólida, experiência fora do estado e evolução constante, Rafael Augusto basquete é um nome que segue em ascensão e merece atenção no cenário regional.

*Com informações da assessoria

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →