SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Projeto Rota do Leite no Vale do Leite é lançado em Castro

O novo projeto Rota do Leite no Vale do Leite foi lançado nesta segunda-feira (18) em Castro.

Projeto Rota do Leite no Vale do Leite é lançado em Castro
Publicidade

Foi lançando em Castro, na manhã desta segunda-feira (22), com presença de diversas autoridades, o projeto Rota do Leite no Vale do Leite. Com foco principalmente no turismo, a ideia é que a duração do novo projeto seja de 15 meses, ou seja, passando por cinco etapas, estruturação, governança, experiências e benchmarkings, comunicação e posicionamento, e lançamento e expansão. Resumidamente, a rota vem ser criada para levar a área turística no meio da bacia leiteira de Carambeí a Arapoti, passando pelos seguintes municípios.

A reportagem do Portal Boca no Trombone acompanhou o lançamento. Em entrevista, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Kasciano Roberto Morais, detalhou que é trazer esse projeto para que o desenvolvimento econômico passa a enxergar com mais oportunidade. “Estamos falando de muito turismo, oportunidades para pequenos produtores, comerciantes, hotéis. É um projeto que iniciou após visita técnica a outros estados, como por exemplo, o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Com isso, a nossa ideia é transformar a nossa região como o Vale do Leite”.

Para o gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, destacou que a região dos Campos Gerais já é reconhecida pela produção leiteira, mas neste momento de construir a Rota do Leite é conectar o turismo que estão ligadas ao leite. “Esse é um marco para a gente potencializar o empreendedorismo da cadeia leiteira, valorizar os empresários e produtores, mas também fortalecer o turismo de negócios que já é muito forte na região, mas explorar todos outros tipos de turismo que estão ligados a Rota do Leite […]”.

Na região, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, também esteve no lançamento. Ela comentou que o projeto vem para fortalecer o turismo. “Castro é a primeira maior bacia leiteira do país e Carambeí a segunda maior do país. Carambeí está no ranking das cidades tops 100 com as fazendas de maior número de litros de leite. É mais um atrativo para a nossa região, que pode ser explorado e trazer mais turistas […]”.

Para o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, o novo projeto é fundamental, mas que Carambeí, Castro e Arapoti, tem um potencial muito grande no mercado do leite. “Você tendo um projeto regional tem a possibilidade de incluir todos os outros atrativos turísticos. É preciso ter um ponto de referência. O leite é nosso e isso é um trabalho em conjunto com os municípios e Sebrae, qual terá um efeito muito grande na atração turística dos Campos Gerais e na permanência dessa área por mais tempo”.

O secretário de agricultura do município, Reinaldo Cardoso Filho, também participou do lançamento. Ele disse que é preciso fomentar ainda mais o setor leiteiro. O gerente do Agroleite, Gustavo Viganó, apontou que o novo projeto lançado vem com o benefício de levar o turismo de negócio, mas também o turismo de lazer.

Por fim, a gerente da Adetur Campos Gerais, Karen Kobilarz, contou que o turismo de negócios e eventos é um dos principais segmentos da região. “Ele movimenta hotéis, restaurantes, locação de veículos, além de movimentar toda uma cadeia de serviços que prepara para receber esse visitante. Então, a Agroleite movimenta quase mais de 500 atividades econômicas”.

Leia também: 2° Festival de Balonismo de Castro é sucesso e próxima edição será em 2027

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →