Projeto Rota do Leite no Vale do Leite é lançado em Castro
O novo projeto Rota do Leite no Vale do Leite foi lançado nesta segunda-feira (18) em Castro.

Foi lançando em Castro, na manhã desta segunda-feira (22), com presença de diversas autoridades, o projeto Rota do Leite no Vale do Leite. Com foco principalmente no turismo, a ideia é que a duração do novo projeto seja de 15 meses, ou seja, passando por cinco etapas, estruturação, governança, experiências e benchmarkings, comunicação e posicionamento, e lançamento e expansão. Resumidamente, a rota vem ser criada para levar a área turística no meio da bacia leiteira de Carambeí a Arapoti, passando pelos seguintes municípios.
A reportagem do Portal Boca no Trombone acompanhou o lançamento. Em entrevista, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Kasciano Roberto Morais, detalhou que é trazer esse projeto para que o desenvolvimento econômico passa a enxergar com mais oportunidade. “Estamos falando de muito turismo, oportunidades para pequenos produtores, comerciantes, hotéis. É um projeto que iniciou após visita técnica a outros estados, como por exemplo, o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Com isso, a nossa ideia é transformar a nossa região como o Vale do Leite”.
Para o gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, destacou que a região dos Campos Gerais já é reconhecida pela produção leiteira, mas neste momento de construir a Rota do Leite é conectar o turismo que estão ligadas ao leite. “Esse é um marco para a gente potencializar o empreendedorismo da cadeia leiteira, valorizar os empresários e produtores, mas também fortalecer o turismo de negócios que já é muito forte na região, mas explorar todos outros tipos de turismo que estão ligados a Rota do Leite […]”.
Na região, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, também esteve no lançamento. Ela comentou que o projeto vem para fortalecer o turismo. “Castro é a primeira maior bacia leiteira do país e Carambeí a segunda maior do país. Carambeí está no ranking das cidades tops 100 com as fazendas de maior número de litros de leite. É mais um atrativo para a nossa região, que pode ser explorado e trazer mais turistas […]”.
Para o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, o novo projeto é fundamental, mas que Carambeí, Castro e Arapoti, tem um potencial muito grande no mercado do leite. “Você tendo um projeto regional tem a possibilidade de incluir todos os outros atrativos turísticos. É preciso ter um ponto de referência. O leite é nosso e isso é um trabalho em conjunto com os municípios e Sebrae, qual terá um efeito muito grande na atração turística dos Campos Gerais e na permanência dessa área por mais tempo”.
O secretário de agricultura do município, Reinaldo Cardoso Filho, também participou do lançamento. Ele disse que é preciso fomentar ainda mais o setor leiteiro. O gerente do Agroleite, Gustavo Viganó, apontou que o novo projeto lançado vem com o benefício de levar o turismo de negócio, mas também o turismo de lazer.
Por fim, a gerente da Adetur Campos Gerais, Karen Kobilarz, contou que o turismo de negócios e eventos é um dos principais segmentos da região. “Ele movimenta hotéis, restaurantes, locação de veículos, além de movimentar toda uma cadeia de serviços que prepara para receber esse visitante. Então, a Agroleite movimenta quase mais de 500 atividades econômicas”.
Leia também: 2° Festival de Balonismo de Castro é sucesso e próxima edição será em 2027























