SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Ponta Grossa

Projeto de revitalização do Centro é aprovado pelo CDEPG

Projeto de revitalização do Centro de Ponta Grossa é aprovado pelo CDEPG e prevê mudanças urbanísticas, incentivo ao comércio e moradia.

Projeto de revitalização do Centro é aprovado pelo CDEPG
Foto: divulgação
Publicidade

O projeto de revitalização do Centro de Ponta Grossa avançou nesta quarta-feira (14) após a aprovação da proposta pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG). A iniciativa foi apresentada pelo presidente do SECOVI-PR, Carlos Ribas Tavarnaro, durante reunião realizada na sede da ACIPG.

Últimas de Ponta Grossa e região

A proposta prevê uma ampla estratégia de requalificação urbana da região central, reunindo poder público, entidades técnicas, setor produtivo, universidades e sociedade civil em torno de um plano integrado de desenvolvimento urbano.

Segundo o diagnóstico apresentado, o Centro enfrenta atualmente desafios relacionados à ociosidade de imóveis, perda de dinamismo comercial, dificuldades na mobilidade urbana, segurança e redução da presença de moradores. A proposta busca reposicionar a área central como um espaço mais vivo, seguro e economicamente ativo.

PROJETOS-PILOTO E COMÉRCIO

Entre as ações previstas está a criação de uma via gastronômica no entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto e da Rua XV de Novembro. A proposta inclui ampliação de calçadas, priorização de pedestres, melhorias na iluminação pública e reforço da segurança.

Outra iniciativa apresentada prevê ações voltadas ao fortalecimento do comércio popular na Avenida Vicente Machado, no Calçadão e em quadras adjacentes. O projeto inclui incentivos fiscais, facilitação de licenciamentos, padronização visual e reorganização do comércio ambulante.

A proposta também sugere a criação de núcleos comerciais especializados na Rua Dr. Colares, segmentando atividades como moda feminina, roupas infantis e calçados.

REVISÃO DA LEGISLAÇÃO

Outro ponto estratégico do projeto é a revisão de dispositivos da Lei de Uso e Ocupação do Solo. A proposta prevê a possibilidade de criação de um “Setor Especial do Centro”, permitindo flexibilizações urbanísticas para retrofit de edificações antigas, além da ampliação de instrumentos como incentivos fiscais e mecanismos de estímulo à ocupação da região central.

A presidente do CDEPG, Priscila Jaronski, destacou que a iniciativa pode trazer impactos positivos para o comércio, segurança e qualidade de vida da população. Segundo ela, a intenção é tornar o Centro novamente um espaço frequentado e acolhedor para os moradores de Ponta Grossa.

Já Carlos Ribas Tavarnaro afirmou que o projeto busca resgatar o protagonismo da região central, aliando planejamento urbano, segurança jurídica e estímulos econômicos para promover uma transformação estruturada.

PRÓXIMOS PASSOS

Após a aprovação pelo Conselho, o próximo passo será o diálogo com a administração municipal e o Legislativo para avaliar alterações legais necessárias para implantação das medidas propostas. As câmaras técnicas responsáveis pelas próximas etapas já estão formadas e devem iniciar os trabalhos nos próximos meses.

De acordo com o cronograma inicial apresentado, o Grupo de Trabalho deverá atuar em etapas que incluem diagnóstico detalhado, consultas públicas e elaboração de propostas legislativas, com horizonte inicial de 12 meses.

Veja mais

“Falso assalto” mobiliza cinco equipes policiais e termina com homem detido em PG

Luísa de Andrade
Autoria
Luísa de Andrade
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com experiência em produção de conteúdo jornalístico, apuração de pautas e cobertura de temas de interesse público. Atua na elaboração de reportagens multimídia, produção de textos informativos e cobertura de eventos, com foco em jornalismo local.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →