Projeto de revitalização do Centro é aprovado pelo CDEPG
Projeto de revitalização do Centro de Ponta Grossa é aprovado pelo CDEPG e prevê mudanças urbanísticas, incentivo ao comércio e moradia.

O projeto de revitalização do Centro de Ponta Grossa avançou nesta quarta-feira (14) após a aprovação da proposta pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG). A iniciativa foi apresentada pelo presidente do SECOVI-PR, Carlos Ribas Tavarnaro, durante reunião realizada na sede da ACIPG.
Últimas de Ponta Grossa e região
A proposta prevê uma ampla estratégia de requalificação urbana da região central, reunindo poder público, entidades técnicas, setor produtivo, universidades e sociedade civil em torno de um plano integrado de desenvolvimento urbano.
Segundo o diagnóstico apresentado, o Centro enfrenta atualmente desafios relacionados à ociosidade de imóveis, perda de dinamismo comercial, dificuldades na mobilidade urbana, segurança e redução da presença de moradores. A proposta busca reposicionar a área central como um espaço mais vivo, seguro e economicamente ativo.
PROJETOS-PILOTO E COMÉRCIO
Entre as ações previstas está a criação de uma via gastronômica no entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto e da Rua XV de Novembro. A proposta inclui ampliação de calçadas, priorização de pedestres, melhorias na iluminação pública e reforço da segurança.
Outra iniciativa apresentada prevê ações voltadas ao fortalecimento do comércio popular na Avenida Vicente Machado, no Calçadão e em quadras adjacentes. O projeto inclui incentivos fiscais, facilitação de licenciamentos, padronização visual e reorganização do comércio ambulante.
A proposta também sugere a criação de núcleos comerciais especializados na Rua Dr. Colares, segmentando atividades como moda feminina, roupas infantis e calçados.
REVISÃO DA LEGISLAÇÃO
Outro ponto estratégico do projeto é a revisão de dispositivos da Lei de Uso e Ocupação do Solo. A proposta prevê a possibilidade de criação de um “Setor Especial do Centro”, permitindo flexibilizações urbanísticas para retrofit de edificações antigas, além da ampliação de instrumentos como incentivos fiscais e mecanismos de estímulo à ocupação da região central.
A presidente do CDEPG, Priscila Jaronski, destacou que a iniciativa pode trazer impactos positivos para o comércio, segurança e qualidade de vida da população. Segundo ela, a intenção é tornar o Centro novamente um espaço frequentado e acolhedor para os moradores de Ponta Grossa.
Já Carlos Ribas Tavarnaro afirmou que o projeto busca resgatar o protagonismo da região central, aliando planejamento urbano, segurança jurídica e estímulos econômicos para promover uma transformação estruturada.
PRÓXIMOS PASSOS
Após a aprovação pelo Conselho, o próximo passo será o diálogo com a administração municipal e o Legislativo para avaliar alterações legais necessárias para implantação das medidas propostas. As câmaras técnicas responsáveis pelas próximas etapas já estão formadas e devem iniciar os trabalhos nos próximos meses.
De acordo com o cronograma inicial apresentado, o Grupo de Trabalho deverá atuar em etapas que incluem diagnóstico detalhado, consultas públicas e elaboração de propostas legislativas, com horizonte inicial de 12 meses.
Veja mais
“Falso assalto” mobiliza cinco equipes policiais e termina com homem detido em PG























