SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Projeto “Brincar de Quê?” resgata brincadeiras antigas em evento gratuito neste sábado (17)

O evento marca a primeira edição do “Brincar de Quê?”, mas a expectativa da organização é de que outros encontros como este possam acontecer no futuro

jéssicagrossi
BNT NEWS
Publicidade

Neste sábado (17), a cidade de Ponta Grossa recebe uma programação especial voltada à infância, ao resgate cultural e à diversão saudável: é o lançamento do projeto “Brincar de Quê?”, que acontece das 9h às 11h no Bando da Leitura, localizado na Rua Roberto Auer, 141, no bairro Oficinas. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Idealizado pela ilustradora Larissa e viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, o projeto tem como objetivo relembrar e valorizar brincadeiras tradicionais que marcaram gerações, numa época em que a diversão era longe das telas e mais próxima da rua, da roda, do corpo e da imaginação. A ação também tem um forte apelo educativo e de incentivo à leitura.

Em entrevista ao BNT News nesta terça-feira (13), a produtora executiva e diagramadora do projeto, Jéssica Lana Grosse, explicou que a proposta surgiu a partir de tirinhas ilustradas por Larissa, que futuramente devem compor um livro. “A intenção é resgatar essas brincadeiras mais analógicas, que envolvem movimento, interação e que são tão importantes para o desenvolvimento saudável das crianças”, explicou.

Além das tirinhas, o projeto conta com uma revistinha de colorir exclusiva, que será distribuída gratuitamente durante o evento e também em pontos parceiros como a Secretaria de Educação, a Secretaria de Cultura e o próprio Bando da Leitura.

A programação de sábado promete envolver toda a família. Estão previstas oficinas de brinquedos feitos com garrafas PET, brincadeiras de roda, “cinco marias”, atividades de pintura e ligue os pontinhos. Também haverá um momento especial com lanches nostálgicos, remetendo aos sabores da infância de décadas passadas.

Embora voltado principalmente às crianças, o evento também quer tocar os adultos. “É um convite à memória afetiva. A ideia é que os pais, tios e avós também participem, relembrando suas próprias brincadeiras e compartilhando essas experiências com os pequenos”, destacou Jéssica.

O evento marca a primeira edição do “Brincar de Quê?”, mas a expectativa da organização é de que outros encontros como este possam acontecer no futuro. A equipe estima atingir cerca de 50 participantes no sábado, devido ao tamanho do espaço, e alcançar aproximadamente 1.500 pessoas ao longo do projeto, com a distribuição das revistinhas e conteúdo digital.

“É um momento para desacelerar, deixar um pouco os celulares de lado e se reconectar com formas mais simples – e muito ricas – de brincar e aprender”, concluiu a produtora.

O convite está feito: leve as crianças, a família e prepare-se para uma manhã de pura nostalgia e alegria. Afinal, como disse a própria entrevistadora durante o programa, “como é bom ser criança, como é bom brincar!”


? Serviço:
Evento: Brincar de Quê?
Data: Sábado, 17 de maio
Horário: Das 9h às 11h
Local: Bando da Leitura – Rua Roberto Auer, 141, Oficinas, Ponta Grossa
Entrada gratuita

Distribuição de revistinhas, oficinas, brincadeiras tradicionais e lanches nostálgicos.

Realização: Projeto Brincar de Quê? via Lei Aldir Blanc.
Organização: Larissa (Ilustradora) e Jéssica Lana Grosse (Produtora executiva e diagramadora).

Assista à entrevista

Leia também Connect Week promete movimentar PG com inovação, cultura e negócios

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →