SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Prestação de Contas: queda no IPVA tira R$ 18 milhões dos cofres da Prefeitura de Ponta Grossa

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (28), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. Percentualmente, a queda supera os 22%.

Prestação de Contas: queda no IPVA tira R$ 18 milhões dos cofres da Prefeitura de Ponta Grossa
Ilustração
Publicidade

Durante os quatro primeiros meses deste ano, a Prefeitura de Ponta Grossa registrou uma redução de R$ 18 milhões nos repasses do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em comparação com o mesmo período de 2025. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (28), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. Percentualmente, a queda supera os 22%.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o impacto da redução nos repasses é significativo para o orçamento do município. “Para a população ter uma ideia, esse valor representa, por exemplo, o que poderia ser investido em cinco novas Unidades de Saúde ou 10 quilômetros de asfalto pela cidade. Esta perda de receita tem um impacto significativo e é um alerta que vínhamos fazendo desde o ano passado, comprovado a cada repasse recebido desde o início deste ano”, afirmou.

Apesar da queda na arrecadação estadual relacionada ao IPVA, a Prefeitura informou que ampliou os investimentos em áreas consideradas prioritárias. Na Educação, o aumento foi de 21,78%, passando de R$ 150 milhões para R$ 183 milhões no comparativo com o primeiro quadrimestre do ano anterior. Já na Saúde, os investimentos cresceram mais de 18%, saltando de R$ 81 milhões para R$ 96 milhões.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que o município segue priorizando os investimentos públicos mesmo diante das dificuldades financeiras. “Estamos superando as dificuldades e reafirmando o compromisso de ampliar o orçamento e o investimento público nas áreas essenciais e prioritárias. Em todas as consultas públicas realizadas, Educação e Saúde sempre são as maiores demandas da população e assim nós estamos trabalhando”, disse.

Como alternativa para compensar a perda de receita, a Prefeitura reforçou as ações voltadas à conscientização sobre o pagamento dos tributos municipais e também intensificará a cobrança de contribuintes inadimplentes.

Segundo Grokoviski, a inadimplência no município atualmente chega a 26,72%. Somente nos primeiros quatro meses do ano, cerca de R$ 25 milhões deixaram de entrar nos cofres públicos devido ao não pagamento do IPTU e da Taxa de Lixo. “Vamos buscar estes recursos através de negativação, protesto e ajuizamento. No período em que a cidade perde receita, precisamos reduzir a inadimplência”, completou o secretário.

Leia também Efapi 2026 entra em pauta na Câmara de Ponta Grossa

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →