SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C 🌤️
Publicidade
Política

Ponta Grossa abre nova licitação para fornecimento da merenda escolar

Novo pregão eletrônico em Ponta Grossa vai contratar empresa para merenda escolar, com valor máximo de R$ 88,9 milhões; sessão ocorre em 21 de outubro.

Foto mostra pratos de merenda escolar
Foto ilustrativa: Agência Brasil
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa abriu um novo edital de licitação para a merenda escolar da rede municipal de ensino. O novo pregão eletrônico, divulgado no Diário Oficial desta sexta-feira (19) também prevê a contratação de empresa especializada para o fornecimento de alimentação escolar. Dessa vez, o valor máximo de contratação é de R$ 88,9 milhões. 

De acordo com o edital, a empresa contratada será responsável pelo pré-preparo e preparo das refeições, fornecimento de todos os gêneros alimentícios e insumos, além da distribuição da merenda nos locais de consumo. O contrato também prevê a logística, supervisão, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos e utensílios utilizados, bem como a mão de obra necessária para a execução do serviço.

Mais notícias: Novos ônibus de PG terão câmeras com acesso em tempo real pela GCM

A contratação da empresa busca atender à demanda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O certame vai ser realizado no dia 21 de outubro de 2025, às 9h, por meio da Bolsa de Licitações e Leilões.

Interessados em participar do certame podem acessar a íntegra do edital e seus anexos no Departamento de Compras e Contratos da Prefeitura, no horário das 8h às 17h, ou pelo telefone (42) 3220-1000 – ramal 1339. O documento também está disponível no Portal da Transparência, na aba de Licitações.

Contexto

O Município já havia aberto um primeiro edital para contratar uma empresa terceirizada responsável pela merenda escolar da rede municipal. O edital também previa serviços de pré-preparo, preparo e distribuição das refeições, além de logística, supervisão e manutenção de equipamentos. Porém, o valor máximo estipulado foi de R$ 96,5 milhões.

Dias após a abertura do pregão, o Executivo suspendeu o edital para novas adequações jurídicas e informou que o pregão seria ser republicado com ajustes e novo cronograma.

Por meio das redes sociais, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) explicou que o objetivo da contratação é reduzir a quantidade de contratos existentes e, ao mesmo tempo, otimizar a fiscalização dos serviços.

“A Prefeitura terceiriza a merenda das nossas escolas faz muitos anos. E isso começou antes de eu ser prefeita. O problema é que isso acontece em vários contratos, que juntos somam mais de R$ 80 milhões por ano. Neste modelo ultrapassado e cheio de processos, é difícil de fiscalizar e ainda acaba saindo mais caro do que se fosse num contrato só”, afirmou.

Ela ainda garantiu que as profissionais atuantes no ramo, ou seja, merendeiras, nutricionistas e auxiliares, não serão impactadas com a nova contratação para o serviço da merenda escolar. 

Cabe lembrar que tramita, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, o Projeto de Lei 301/2025 que busca intensificar a proibição da terceirização da merenda escolar. A proposta do texto é complementar uma lei aprovada em 2024. Na sessão do dia 25 de agosto, os vereadores aprovaram regime de urgência para o texto e a proposta já recebeu parecer favorável das Comissões.  

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →