SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

Prefeitura de Ponta Grossa implementa ‘baixa automática’ para pagamentos via Pix

A partir desta semana, quem efetuar o pagamento de tributos municipais via Pix terá a baixa do débito realizada de forma automática e instantânea

Prefeitura passa a contar com 'baixa automática' em pagamentos via Pix
Foto: PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa dá mais um passo importante na modernização dos serviços públicos, trazendo mais agilidade e praticidade para os contribuintes. A partir desta semana, quem efetuar o pagamento de tributos municipais via Pix terá a baixa do débito realizada de forma automática e instantânea, o que significa que o pagamento será registrado no sistema da Prefeitura imediatamente após a transação.

Anteriormente, o processo de compensação de tributos como IPTU, ITBI e ISS, realizado por meio do Pix, poderia levar até um dia útil para ser concluído. Com a nova funcionalidade, implantada pela Secretaria Municipal da Fazenda, o contribuinte pode agora acessar documentos como a Certidão Negativa de Débitos (CND) minutos após o pagamento. “Antes, quem precisava da certidão para participar de licitações ou liberar documentos tinha que aguardar até o dia seguinte. Agora, a emissão é liberada logo após o pagamento via Pix”, explicou o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

A prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou a importância da inovação, destacando que essa medida faz parte de um conjunto de ações voltadas à transformação digital da gestão pública. “Além do Pix, estamos investindo em soluções digitais, como o programa Governo Digital, que oferece mais de 400 serviços online. O contribuinte pode emitir guias, consultar pendências e acessar documentos diretamente do celular, sem sair de casa”, afirmou a prefeita.

A adesão ao Pix tem crescido significativamente em Ponta Grossa. Em menos de três anos, mais de 65% dos pagamentos de tributos municipais já são feitos por meio dessa plataforma. A mudança foi bem recebida pela população, trazendo benefícios tanto para os cidadãos, com maior agilidade nos processos, quanto para a gestão pública, que consegue oferecer um serviço mais eficiente e rápido.

Com a implementação da “baixa automática”, Ponta Grossa se consolida como uma cidade que investe continuamente em tecnologia para facilitar o dia a dia dos seus moradores, além de contribuir para um serviço público mais eficiente e transparente.

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →