SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Prefeitos se reúnem para fortalecer municípios da região e Vale do Ribeira

Encontro discutiu ações conjuntas em saúde, educação, agricultura e infraestrutura, com foco em atender comunidades de fronteira e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região

reunião prefeituras
Divulgação
Publicidade

Os prefeitos Reinaldo Cardoso, de Castro, Edson “Edinho do Baiano”, de Cerro Azul, e Esequiel Bestel Júnior (Juninho da Saúde), de Doutor Ulysses, fecharam uma parceria pelo fortalecimento da cooperação institucional entre os municípios das regiões dos Campos Gerais e do Vale do Ribeira. O encontro, no gabinete do prefeito de Cerro Azul, no dia 16, reuniu também secretários municipais, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) e lideranças locais.

Cooperação

A principal pauta da reunião foi a celebração de um acordo de cooperação técnica entre os municípios, com foco no atendimento conjunto das comunidades limítrofes nas áreas de saúde, educação, agricultura, industrialização e infraestrutura. Os gestores também discutiram estratégias para o fortalecimento da economia regional, com destaque para a fruticultura, atividade que vem se consolidando como importante fonte de renda e emprego para os agricultores locais. As lideranças visitaram propriedades rurais da região e acompanharam de perto o manejo e a produção de frutas.

Transformar Castro

O prefeito Reinaldo Cardoso apresentou uma visão estratégica de desenvolvimento macroeconômico, com o objetivo de transformar Castro em um polo regional de integração entre os Campos Gerais e o Vale do Ribeira, dentro de um mesmo eixo de crescimento sustentável e equilibrado. “Essa reunião marca um avanço no diálogo entre as administrações municipais e órgãos estaduais e consolida compromissos em torno de metas conjuntas”, avalia Doutor Reinaldo.

Objetivos integrados 

Entre os objetivos integrados estão a melhoria no acesso aos serviços públicos nas regiões de fronteira; a expansão das cadeias produtivas da fruticultura e da agroecologia; a integração institucional e técnica entre municípios, e a criação de um eixo de desenvolvimento regional sustentável.

Reunião

Também participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura de Castro, Reinaldo Cardoso Filho, e a vereadora Fátima Castro, presidente da Uvepar (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná), que reforçou o papel da articulação política e institucional como caminho para o fortalecimento dos municípios e da economia regional.

Leia também: Menino de 4 anos pede socorro ao ser deixado sozinho em Castro

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →