Prefeita Elizabeth se reúne com vereadores para discutir Plano Diretor de Ponta Grossa
Encontro no gabinete tratou de sugestões e emendas ao projeto

A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) recebeu nesta quinta-feira (15), em seu gabinete, os vereadores de Ponta Grossa para discutir ajustes Plano Diretor do município. O encontro teve como objetivo principal a apresentação de sugestões, demandas e emendas ao texto que está em fase final de elaboração pelo Executivo, com apoio técnico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan).
Durante a reunião, os parlamentares destacaram pontos considerados prioritários para serem incorporados ao projeto, antes que ele seja oficialmente protocolado na Câmara Municipal. Além do Plano Diretor, também foram debatidos três novos projetos que devem ser enviados pela Prefeitura em regime de urgência e apreciados ainda na primeira quinzena de junho.
Em entrevista ao jornalismo do Portal Boca no Trombone (BnT), o vereador Guilherme Mazer (PT) comentou sobre o encontro e destacou a importância do diálogo entre os poderes.
“Foi uma conversa importante entre Legislativo e Executivo. Os projetos tratam de temas fundamentais, como o zoneamento da cidade e a outorga onerosa — o que pode contribuir diretamente para a preservação do patrimônio histórico tombado”, explicou Mazer.
O vereador também ressaltou que o Executivo está, neste momento, acolhendo sugestões, como já havia feito nas audiências públicas. Para ele, essa escuta prévia é fundamental para evitar atrasos no processo legislativo.
“Nossa expectativa é de que o projeto seja aprovado com celeridade. Tivemos uma experiência muito negativa no passado, quando o Plano Diretor foi encaminhado à Câmara em 2016 e só aprovado em 2022. Não podemos repetir esse erro”, alertou o parlamentar.
Já o vereador Julio Küller (MDB) reforçou que os vereadores apresentaram suas emendas durante o encontro, e que agora o foco é ajustar as propostas com o apoio técnico do Instituto.
“Os vereadores apresentaram suas modificações, suas emendas, né? E agora vamos reunir com o Iplan para colocar, na medida do possível, dentro do projeto que vai para a Câmara o mais rápido possível”, afirmou Küller.
A reportagem do Portal BnT entrou em contato com a Prefeitura para obter mais detalhes sobre os projetos debatidos e a data prevista para protocolo, mas, até o fechamento desta matéria, não houve manifestação oficial por parte do Executivo.
Leia mais: A Insatisfação Profissional no Brasil: Um Estudo Revelador























