SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Prefeita decreta Situação de Emergência em Ponta Grossa por conta de chuva de granizo

Ponta Grossa decreta Situação de Emergência após granizo atingir 1.500 famílias; Município agiliza recursos e ações de assistência e reconstrução.

Prefeita decreta Situação de Emergência em Ponta Grossa por conta de chuva de granizo
#image_title
Publicidade

A prefeita Elizabeth Schmidt decretou, nesta quarta-feira (26), Situação de Emergência no município de Ponta Grossa. O decreto municipal nº 26.010/2025 é resultado do trabalho e da avaliação do Município sobre os impactos das fortes chuvas de granizo registradas na segunda-feira (24) e que atingiram mais de 1.500 famílias na cidade. A medida também foi homologada pelo Governo do Paraná, por meio do decreto nº 12.060/2025.

Ambos os decretos têm validade de 180 dias e são ferramentas importantes para autorizar e garantir a mobilização emergencial de todos os órgãos da Prefeitura, que passam a atuar sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução, com possibilidade de apoio suplementar dos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, com o decreto o Município estará apto a adotar medidas emergenciais, agilizando contratações e a liberação de recursos, incluindo os R$ 2 milhões liberados pela Assembleia Legislativa do Paraná, para viabilizar ações de atendimento aos danos estruturais, assistenciais e de infraestrutura causados pelo evento climático.

“A população foi surpreendida por um fenômeno intenso e precisamos garantir segurança e dignidade para todos. Por isso, seguiremos mobilizados para que todas as famílias consigam retomar a normalidade e para que os estragos decorrentes desse temporal sejam recuperados o mais breve possível”, afirma a prefeita Elizabeth.

Segundo o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Guilherme Rangel, a rápida mobilização da Prefeitura foi essencial para reduzir o impacto dos danos causados pelo temporal.

“Só até o fim da noite de segunda-feira, mais de 1.500 famílias já haviam sido socorridas com lonas pelas nossas equipes e pelo Corpo de Bombeiros — trabalho que segue sendo realizado com o cadastramento e a entrega de telhas pela nossa Defesa Civil, além da distribuição de colchões e itens de necessidade pela Fundação de Assistência Social. Essas ações contaram com o apoio de diversas secretarias do Município, que fizeram o possível para agilizar os atendimentos e fizeram uma grande diferença”, comenta.

Leia também: Ponta Grossa avança na pavimentação da Vila Borato e transforma ruas que homenageiam aves paranaenses

Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →