SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Prefeita de PG sanciona lei que cria o Museu Ferroviário

O objetivo é preservar e valorizar a história da ferrovia e dos trabalhadores ferroviários, peças fundamentais no desenvolvimento econômico e cultural da cidade

elizabeth prefeita – Prefeitura e Sebrae (2)
Arquivo BnT
Publicidade

A prefeita Elizabeth Schmidt promulgou a Lei 15.320/2024, instituindo oficialmente o Museu Histórco e Cultural do Ferroviário em Ponta Grossa. A proposta foi idealizada pelo vereador Jairton da Farmácia, recebendo amplo apoio dos demais parlamentares na Câmara Municipal.

O objetivo do museu é preservar e valorizar a história da ferrovia e dos trabalhadores ferroviários, peças fundamentais no desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Entre suas atribuições, estão a guarda, conservação de utensílios típicos, acessórios, peças artísticas e documentos relacionados à cultura ferroviária.  O acervo também contará com notícias, registros históricos e outros materiais que destacam a importância desse setor na região..

A Prefeitura agora inicia os trâmites para definir o local de instalação e planejar a estrutura do museu, bem como as parcerias necessárias para a aquisição e manutenção do acervo.

Leia também  Memorial do Basquetebol de PG encerra exposição temporária no Sepam

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →