Ponta Grossa terá ‘mosquito aliado’ no combate à dengue; entenda o Método Wolbachia
A Prefeitura de Ponta Grossa confirmou nesta terça-feira (9) o início dos procedimentos para implantação do Método Wolbachia no município. A tecnologia, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde, será utilizada como uma nova estratégia de combate à transmissão da dengue, zika e chikungunya pelo mosquito Aedes aegypti. A […]

A Prefeitura de Ponta Grossa confirmou nesta terça-feira (9) o início dos procedimentos para implantação do Método Wolbachia no município. A tecnologia, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde, será utilizada como uma nova estratégia de combate à transmissão da dengue, zika e chikungunya pelo mosquito Aedes aegypti.
A iniciativa será adotada mesmo após a redução no número de casos de dengue registrada entre o ano passado e o primeiro semestre deste ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a proposta é ampliar as ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
O Método Wolbachia utiliza mosquitos Aedes aegypti que carregam a bactéria Wolbachia, presente naturalmente em diversos insetos. A presença da bactéria dificulta o desenvolvimento dos vírus das arboviroses no organismo do mosquito, reduzindo sua capacidade de transmitir doenças. Após a liberação em áreas definidas, esses mosquitos se reproduzem e passam a Wolbachia para as próximas gerações.
“A escolha da empresa responsável pelo método e da Fiocruz por Ponta Grossa é um sinal de confiança no trabalho que já é desenvolvido pelas nossas equipes e que agora será ainda mais potencializado. Estamos muito felizes em poder aplicar este método, reconhecido internacionalmente, além de ser moderno e sustentável, em nossa cidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Etapas de implantação
Nos próximos dias, a Prefeitura, juntamente com a Fiocruz e a Wolbito do Brasil, dará início à etapa de comunicação e engajamento do Método Wolbachia. Nesta fase, equipes realizarão visitas e ações de orientação para apresentar o projeto à população, esclarecer dúvidas e incentivar a participação das comunidades. A previsão é que mais de 200 mil pessoas sejam contempladas em sete bairros de Ponta Grossa.
“O sucesso do Método Wolbachia depende da confiança e do envolvimento das pessoas. É por isso que a fase de comunicação e engajamento vem antes de qualquer ação em campo. É um diferencial no método, pois torna a população parte do projeto, fazendo com que se sintam parte responsável pela construção dessa solução”, explica Sandro Fabiano da Luz, diretor da Wolbito do Brasil.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
Após a conclusão desta etapa, será divulgado o cronograma para a soltura dos mosquitos nos locais definidos.
De acordo com os responsáveis pela iniciativa, a tecnologia não utiliza produtos químicos e não envolve alteração genética dos mosquitos. O método já foi aplicado em diferentes localidades, incluindo Niterói (RJ), onde foram registrados resultados positivos na redução de casos de dengue, além de impactos no controle da zika e chikungunya. A iniciativa é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Anvisa.
*Com informações da assessoria























