Ponta Grossa pode integrar consórcio de desenvolvimento dos Campos Gerais
Projeto de Lei autoriza Ponta Grossa a integrar o consórcio CIM-AMCG para otimizar recursos e melhorar a prestação de serviços públicos na região.

O Plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei 343/2025, que autoriza o Município a integrar o Consórcio Público de Desenvolvimento dos Campos Gerais (CIM-AMCG). O consórcio terá sede administrativa em Ponta Grossa e será voltado à prestação de serviços públicos de forma compartilhada entre os municípios da região.
De acordo com a proposta, Ponta Grossa poderá contribuir para o custeio das despesas de manutenção e execução dos serviços do consórcio por meio de rateio, conforme previsto no Contrato de Consórcio Público e no Estatuto da Entidade, respeitando as dotações orçamentárias anuais. A medida busca garantir a otimização de recursos, reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência da administração municipal por meio da gestão associada.
Mais notícias: Prefeitura de Ponta Grossa entrega novos cartões PG+Humana
Na justificativa do projeto, o Executivo destacou que a adesão representa um avanço para a cidade. “A integração do Município de Ponta Grossa ao Consórcio Público CIM-AMCG é uma decisão fundamentada na busca por eficiência, economia e cooperação. Ao unir forças com os demais municípios da região, Ponta Grossa poderá enfrentar desafios comuns, otimizar a prestação de serviços públicos e promover um desenvolvimento regional mais robusto e sustentável.”
Com a aprovação em primeira discussão, o projeto segue para segunda votação no Plenário da Câmara antes de ser encaminhado para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt (União).
*Com informações da Câmara Municipal de Ponta Grossa























