SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Últimas

Ponta Grossa oficializa criação da Secretaria Municipal de Saúde

Ponta Grossa cria a Secretaria Municipal de Saúde e extingue a FMS; nova estrutura passa a valer em 2026 com todas as competências transferidas

Ponta Grossa oficializa criação da Secretaria Municipal de Saúde
Reprodução
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa oficializou a criação da Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa, conforme publicação no Diário Oficial desta segunda-feira (8). A mudança está prevista na Lei nº 15.729, sancionada em 2 de dezembro de 2025, que reorganiza a estrutura administrativa do Executivo Municipal. Com a nova legislação, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) será extinta, e todas as suas competências, responsabilidades e atribuições serão transferidas integralmente para a nova Secretaria. Os efeitos legais passam a valer a partir de 1º de junho de 2026.

A lei regulamenta que a Secretaria Municipal de Saúde será responsável por estabelecer as políticas públicas de saúde no município, além de executar ações e programas de promoção, prevenção e atenção à saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades devem ser desenvolvidas por profissionais habilitados e alinhadas ao Pacto pela Saúde em suas três dimensões: pacto pela vida, pacto em defesa do SUS e pacto de gestão.

Além disso, a Secretaria assume atribuições fundamentais como a assistência farmacêutica e todas as áreas da vigilância em saúde — incluindo vigilância epidemiológica, ambiental, sanitária e voltada à saúde do trabalhador. A legislação também reforça que o órgão tem competência para participar de consórcios intermunicipais de saúde e firmar convênios para a execução de ações de saúde pública.

Leia aqui: Axia aprova capital de R$ 30 bi; controladora da Gol faz IPO nos EUA

A mudança administrativa também incorpora a transferência dos empregos vinculados ao quadro de pessoal da antiga FMS para a nova Secretaria, garantindo continuidade das atividades e reestruturação organizacional do setor. Segundo o texto da lei, o objetivo é modernizar a gestão da saúde municipal, aumentar a integração entre os serviços e fortalecer o planejamento dentro da rede pública.

Com a criação da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Ponta Grossa busca centralizar decisões, ampliar a eficiência administrativa e aprimorar a capacidade de resposta do município às demandas do SUS. A alteração marca um passo importante na reorganização da estrutura de saúde, abrindo caminho para novas políticas e modelos de gestão a partir de 2026.

Conheça o nosso canal no Youtube.

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →