Ponta Grossa e Ipiranga fortalecem cooperação para o desenvolvimento rural
A visita técnica teve como principal objetivo firmar um compromisso de cooperação institucional, promovendo a troca de experiências sobre projetos bem-sucedidos

A integração regional dos Campos Gerais avançou mais um passo nesta segunda-feira (12), com a realização de um encontro estratégico no município de Ipiranga. A reunião reuniu representantes do Legislativo e do Executivo de Ipiranga e de Ponta Grossa, com foco no fortalecimento da cooperação entre os municípios, especialmente nas áreas ligadas ao desenvolvimento rural.
Participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Küller, e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Izaltino Cordeiro dos Santos. Eles foram recebidos pela presidente da Câmara de Ipiranga, Meiriane Mendes Lepka Correia, e pelo secretário municipal de Agropecuária, Faustino Pereira Filho.
A visita técnica teve como principal objetivo firmar um compromisso de cooperação institucional, promovendo a troca de experiências sobre projetos bem-sucedidos que podem ser replicados nos dois municípios, beneficiando diretamente os produtores rurais da região.
Legislativo e Executivo alinhados
O encontro foi marcado pelo alinhamento entre os poderes Legislativo e Executivo. Durante a reunião, Julio Küller e Meiriane Mendes debateram a construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do meio rural, com foco no apoio às famílias do campo e na modernização das práticas de gestão.
“Quando Ponta Grossa e Ipiranga dialogam, toda a região sai fortalecida. A presença das lideranças do Legislativo e dos secretários técnicos demonstra que estamos alinhados no propósito de buscar boas práticas de gestão para aplicar nos nossos municípios. Uma região integrada é positiva para todos”, destacou Küller.
Pauta técnica e projetos de referência
Sob a perspectiva técnica, os secretários Izaltino Cordeiro e Faustino Pereira Filho aprofundaram o debate sobre temas considerados estratégicos para o agronegócio local. Entre os principais assuntos discutidos estiveram:
-
Jardim do Mel: troca de experiências sobre o projeto voltado à preservação de abelhas nativas e à educação ambiental;
-
Boas práticas e credenciamento: estratégias para regularização e qualificação dos produtores, ampliando o acesso a novos mercados;
-
Agricultura familiar: fortalecimento das cadeias produtivas e integração com feiras de produtores, visando o aumento da renda das famílias rurais.
Para a presidente da Câmara de Ipiranga, Meiriane Mendes, a aproximação com a gestão de Ponta Grossa permite encurtar caminhos na implementação de políticas públicas eficientes. Ao final da agenda, o grupo reafirmou o compromisso de manter um canal permanente de diálogo, com o objetivo de transformar as ideias discutidas em ações concretas no campo.
Leia também Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência























