SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Política

Ponta Grossa e Ipiranga fortalecem cooperação para o desenvolvimento rural

A visita técnica teve como principal objetivo firmar um compromisso de cooperação institucional, promovendo a troca de experiências sobre projetos bem-sucedidos

Ponta Grossa e Ipiranga fortalecem cooperação para o desenvolvimento rural
#image_title
Publicidade

A integração regional dos Campos Gerais avançou mais um passo nesta segunda-feira (12), com a realização de um encontro estratégico no município de Ipiranga. A reunião reuniu representantes do Legislativo e do Executivo de Ipiranga e de Ponta Grossa, com foco no fortalecimento da cooperação entre os municípios, especialmente nas áreas ligadas ao desenvolvimento rural.

Participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Küller, e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Izaltino Cordeiro dos Santos. Eles foram recebidos pela presidente da Câmara de Ipiranga, Meiriane Mendes Lepka Correia, e pelo secretário municipal de Agropecuária, Faustino Pereira Filho.

A visita técnica teve como principal objetivo firmar um compromisso de cooperação institucional, promovendo a troca de experiências sobre projetos bem-sucedidos que podem ser replicados nos dois municípios, beneficiando diretamente os produtores rurais da região.

Legislativo e Executivo alinhados

O encontro foi marcado pelo alinhamento entre os poderes Legislativo e Executivo. Durante a reunião, Julio Küller e Meiriane Mendes debateram a construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do meio rural, com foco no apoio às famílias do campo e na modernização das práticas de gestão.

“Quando Ponta Grossa e Ipiranga dialogam, toda a região sai fortalecida. A presença das lideranças do Legislativo e dos secretários técnicos demonstra que estamos alinhados no propósito de buscar boas práticas de gestão para aplicar nos nossos municípios. Uma região integrada é positiva para todos”, destacou Küller.

Pauta técnica e projetos de referência

Sob a perspectiva técnica, os secretários Izaltino Cordeiro e Faustino Pereira Filho aprofundaram o debate sobre temas considerados estratégicos para o agronegócio local. Entre os principais assuntos discutidos estiveram:

  • Jardim do Mel: troca de experiências sobre o projeto voltado à preservação de abelhas nativas e à educação ambiental;

  • Boas práticas e credenciamento: estratégias para regularização e qualificação dos produtores, ampliando o acesso a novos mercados;

  • Agricultura familiar: fortalecimento das cadeias produtivas e integração com feiras de produtores, visando o aumento da renda das famílias rurais.

Para a presidente da Câmara de Ipiranga, Meiriane Mendes, a aproximação com a gestão de Ponta Grossa permite encurtar caminhos na implementação de políticas públicas eficientes. Ao final da agenda, o grupo reafirmou o compromisso de manter um canal permanente de diálogo, com o objetivo de transformar as ideias discutidas em ações concretas no campo.

Leia também Municípios dos Campos Gerais são destaque em índice de transparência

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →