SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☀️
Publicidade
Ponta Grossa

Ponta Grossa avança no Plano de Arborização Urbana

Prefeitura de Ponta Grossa já avaliou 19 mil árvores e mapeou 29 mil pontos para novos plantios no Plano Municipal de Arborização Urbana.

Prefeitura de Ponta Grossa já avaliou 19 mil árvores e mapeou 29 mil pontos para novos plantios no Plano Municipal de Arborização Urbana.
Foto: Henry Milléo/PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), está avançando na elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), um documento estratégico que vai nortear o manejo, a conservação e a ampliação da cobertura verde na cidade. O diagnóstico técnico, iniciado em 2024, já avaliou 19.108 árvores em diferentes bairros e vilas do município.

Bairros já contemplados e números do levantamento
Segundo o balanço atualizado em setembro, os técnicos já concluíram os levantamentos em regiões importantes como Centro, Ronda, Uvaranas, Órfãs, Nova Rússia, Neves, Estrela, Bairro Novo e Contorno, e atualmente estão em trabalho de campo no Jardim Carvalho. Do total analisado, 17.408 árvores estão vivas, 706 foram identificadas como mortas e 994 tocos precisam de destoca. Além disso, foram mapeados 29.457 pontos potenciais para novos plantios, o que indica grande oportunidade de ampliação da arborização urbana em Ponta Grossa.

Espécies nativas e invasoras mapeadas
O diagnóstico também revela a composição da arborização: 47% das árvores são de espécies nativas, como Ipê, Sibipiruna e Jerivá, 34% são exóticas e 19% são classificadas como exóticas invasoras, como o Ligustro, que exige manejo adequado para evitar prejuízos à biodiversidade. Entre as espécies mais encontradas, Aroeira Salsa e Extremosa aparecem em destaque, representando juntas cerca de 16% do total.

Importância do manejo contínuo
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, os números reforçam a necessidade de uma gestão permanente da arborização. “O diagnóstico mostra a urgência de equilibrarmos a arborização urbana, substituindo espécies de risco e ampliando os plantios com árvores nativas como Jerivá, Sibipiruna, Ipê e Pitangueira. Dessa forma, vamos tornar o ecossistema urbano mais resiliente, sustentável e benéfico para toda a população”, destacou.

Mais qualidade de vida para os moradores
O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) é considerado estratégico para o futuro de Ponta Grossa. Ele garante a ampliação de áreas sombreadas, melhora a qualidade do ar e promove bem-estar para os moradores em todas as regiões da cidade. Com o mapeamento atualizado, a Prefeitura poderá planejar melhor as ações de plantio e manutenção, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.

Com supervisão de Marcos Silva.

Diogo Laba
Autoria
Diogo Laba
Estagiário no Portal Boca no Trombone e estudante do 4º ano de Jornalismo na UEPG, atuo na produção de conteúdo jornalístico. Tenho interesse especial em jornalismo esportivo, área que venho explorando desde o início da graduação, unindo minha paixão pelo esporte e comunicação.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →