SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Últimas

PG reduz filas na saúde e investe na ampliação dos serviços

Aumento na oferta de consultas, reorganização de fluxos e parcerias regionais contribuíram para avanços no atendimento à população

lilian brandalise
BnT News
Publicidade

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=lfKjHNN31fM[/embedyt]

A Prefeitura de Ponta Grossa investiu R$ 15 milhões na ampliação de consultas, exames e estrutura de atendimento na saúde pública municipal. O resultado já pode ser percebido pela população: a redução significativa nas filas de espera por especialidades médicas, especialmente na área de oftalmologia, um dos maiores gargalos do SUS em todo o país.

De acordo com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Lilian Brandalise, o trabalho vem sendo realizado desde o início da atual gestão com foco na melhoria do acesso aos serviços especializados. “Para reduzir as filas, organizamos os fluxos, ampliamos a oferta de consultas e buscamos parcerias, principalmente com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIM-Saúde) e o Governo do Estado”, explicou.

Leia mais: Terceirização do SAMU é confirmada e concursados serão realocados

Oftalmologia é destaque na ampliação de atendimentos

A área de oftalmologia teve uma atenção especial. Com o aumento do número de prestadores credenciados, a Fundação conseguiu dar vazão à fila acumulada. “Hoje conseguimos manter o fluxo constante, mesmo que a fila nunca zere completamente, como ocorre também na saúde privada”, disse Lilian.

A presidente ressaltou ainda a sensibilidade da prefeita Elizabeth Schmidt em relação à pauta. “A prefeita tem acompanhado de perto essa questão e nos dá todo o apoio para buscar soluções eficazes”.

Recursos tripartite garantem ampliação

O valor de R$ 15 milhões investidos em 2024 é resultado da junção de recursos do governo federal, estadual e do próprio município, incluindo verbas de livre aplicação. Segundo Lilian, o financiamento do SUS é tripartite, mas os municípios vêm assumindo uma fatia cada vez maior dos custos. “Aumentar o acesso custa dinheiro. Consultas e exames não são gratuitos para o sistema, então é preciso planejamento e investimento real para garantir esse serviço à população”, destacou.

Novos profissionais e fortalecimento da atenção primária

Parte do investimento também foi direcionado à atenção primária, considerada a principal porta de entrada do sistema. Novos médicos chegaram por meio do programa Mais Médicos, além de contratações diretas via empresa terceirizada. “Hoje temos uma cobertura mais eficiente e estruturada, com profissionais fixos nas unidades básicas de saúde”, afirmou.

As unidades de saúde também passaram por reformas físicas e implantação do método 5S, que visa organizar os ambientes e garantir mais segurança para usuários e profissionais.

Desafios persistem, mas com avanços concretos

Mesmo com os avanços, a presidente reconhece que ainda há desafios, principalmente na contratação de especialistas em áreas como reumatologia e neurocirurgia. “Estamos trabalhando para ampliar a oferta e formar uma verdadeira rede de atenção integrada à saúde”, concluiu.

Lincoln Vargas
Autoria
Lincoln Vargas
Jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalho em diversas frentes da área jornalística, mas com uma paixão especial pelo mundo do esporte. Além de fazer parte da redação do Portal BNT, também atuo como repórter setorista do Operário Ferroviário e repórter freelancer.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →