SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

PG lança aplicativo inovador de reciclagem com participação de catadores e apoio de instituições públicas e privadas

O aplicativo permite que os moradores levem materiais recicláveis até pontos de coleta específicos e, em troca, acumulem pontos que poderão ser convertidos em produtos e benefícios

recicla
Foto: Luciana Brick
Publicidade

 A cidade de Ponta Grossa lançou nesta semana o aplicativo Recicla PG, uma iniciativa voltada à promoção da sustentabilidade por meio da reciclagem com recompensas. O projeto é fruto da união de esforços entre instituições públicas, privadas e a sociedade civil, e se destaca pela inclusão ativa da Camaruva, associação de catadores da cidade.

O aplicativo permite que os moradores levem materiais recicláveis até pontos de coleta específicos e, em troca, acumulem pontos que poderão ser convertidos em produtos e benefícios. A ação tem como objetivo estimular a reciclagem, valorizar o trabalho dos catadores e avançar no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.

“Em primeiro lugar, é preciso destacar a união de esforços entre todas as pessoas, entidades e instituições envolvidas nesse processo. O Recicla PG é o resultado da soma de muitas mãos”, afirmou durante o lançamento uma das lideranças do projeto, destacando ainda o papel da empresa Reich, responsável pela captação de recursos junto ao Governo do Estado.

A prefeita Elizabeth Schmidt, presente no evento, celebrou a iniciativa como mais um marco para o município. “Estamos muito felizes e agradecidos por vivermos esse momento tão importante na nossa cidade. É mais um grande anúncio, agora na área do meio ambiente, e isso também precisa ser comemorado com orgulho”, disse.

Segundo ela, o programa está alinhado aos princípios do ESG (ambiental, social e governança) que embasam sua gestão. “Quando elaborei meu plano de governo, fui a única a colocar o meio ambiente como eixo central. E hoje estamos vendo essa visão se concretizar com ações concretas, integrando catadores, empresas, governo e a população.”

O Recicla PG já começa a ser implementado com pontos de coleta espalhados por diversas regiões da cidade. A expectativa é de que o modelo, pioneiro no estado, possa servir de exemplo para outros municípios interessados em políticas sustentáveis e inclusivas.

assista ao vídeo

Leia também  Prefeita de PG instaura sindicâncias para apurar ‘deslizes’ de servidores, mas não revela motivos das investigações

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →