SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

PG forma Comitê para combater transmissão vertical de HIV e outras infecções

A transmissão vertical ocorre quando a mãe infecta o bebê durante a gestação, parto ou amamentação; A expectativa é reduzir as ocorrências

PG forma Comitê para combater transmissão vertical de HIV e outras infecções
Ponta Grossa reduziu pela metade investimentos na Saúde Pública
Publicidade

A prefeita de Ponta Grossa,Elizabeth Schmidt,  em cumprimento ao Decreto nº 24.180/2024, instituiu oficialmente o Comitê Municipal de Investigação da Transmissão Vertical de HIV, HTLV, sífilis, hepatites B e C e Doença de Chagas. A medida visa reforçar ações de vigilância, prevenção e controle para eliminar essas infecções no município.

O Comitê é composto por profissionais de diferentes áreas da saúde pública, integrando representantes do Serviço de Atendimento Especializado e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Atenção Primária à Saúde, do Laboratório Geral Dr. Alfredo Berger, da Vigilância Epidemiológica e setores de apoio administrativo e técnico.

“O comitê é composto por uma equipe multiprofissional e visa não apenas monitorar e investigar casos, mas também propor estratégias eficazes que fortaleçam a rede de saúde materno infantil, promovendo cuidados integrados e prevenindo futuras transmissões. Através do monitoramento dos indicadores epidemiológicos e da promoção de ações coordenadas, o Comitê tem por principal objetivo contribuir significativamente para a eliminação das transmissões verticais, estabelecendo uma base sólida para um futuro com ainda menos riscos para gestantes e crianças”, reforça Priscila Degraf, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A equipe inclui enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos e técnicos de enfermagem, com responsabilidade de investigar casos de transmissão vertical e propor estratégias eficazes para erradicar essas infecções.

Entre os membros nomeados estão Jean Fernando Sandeski Zuber (enfermeiro do SAE/CTA), Claudia Maria Hey da Silva (assistente social), Francielly de Souza Campos e Débora Viviane Stadler (enfermeiras da Atenção Primária), além de Natielle Gianine Bueno e Ludmila Meira Hilgenberg (farmacêuticas bioquímicas do Laboratório Geral Dr. Alfredo Berger).

A criação do comitê atende à necessidade de fortalecer as iniciativas locais de saúde pública, alinhando-as às diretrizes de combate à transmissão vertical, que ocorre quando a mãe infecta o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.

A expectativa é de que, por meio de investigações detalhadas e estratégias coordenadas, seja possível reduzir significativamente os índices de infecção vertical, beneficiando a saúde da população e promovendo maior segurança no acompanhamento materno-infantil em Ponta Grossa.

 

 

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →