Pé-de-Meia começa a pagar nova parcela de R$ 200 nesta segunda-feira
Para 2026, o MEC informou que o cadastro da família no CadÚnico deve estar atualizado até a data-base de 7 de agosto de 2026

Os estudantes beneficiários do programa federal Pé-de-Meia começam a receber, nesta segunda-feira (25), a terceira parcela do incentivo frequência de 2026. O pagamento será destinado aos alunos que alcançaram pelo menos 80% de frequência escolar entre os meses de março e abril.
A parcela de maio será no valor de R$ 200 e seguirá calendário escalonado conforme o mês de nascimento dos estudantes de 14 a 24 anos que cumprem os requisitos estabelecidos pelo programa do Ministério da Educação (MEC).
Além do incentivo frequência, o MEC também poderá liberar parcelas do incentivo matrícula de 2026 e do incentivo conclusão de 2025 para estudantes que tiveram informações escolares corrigidas ou atualizadas pelas redes de ensino.
Confira o calendário de pagamentos do Pé-de-Meia
Nascidos em janeiro e fevereiro: 25 de maio;
Nascidos em março e abril: 26 de maio;
Nascidos em maio e junho: 27 de maio;
Nascidos em julho e agosto: 28 de maio;
Nascidos em setembro e outubro: 29 de maio;
Nascidos em novembro e dezembro: 1º de junho.
O programa Pé-de-Meia funciona como uma espécie de poupança estudantil criada pelo governo federal para incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio entre jovens da rede pública.
Os estudantes podem consultar informações sobre pagamentos, aprovação do benefício e situação escolar diretamente na página oficial do programa, utilizando login da plataforma Gov.br.
Quem pode receber o benefício
A participação no Pé-de-Meia é automática para estudantes que atendem aos critérios definidos pelo governo federal. Entre os requisitos estão:
estar matriculado na rede pública de ensino;
possuir inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico);
ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
possuir CPF regular;
manter frequência mínima de 80% nas aulas.
Para 2026, o MEC informou que o cadastro da família no CadÚnico deve estar atualizado até a data-base de 7 de agosto de 2026. O cadastro possui validade de 24 meses.
O programa atende estudantes entre 14 e 24 anos no ensino médio regular e jovens de 19 a 24 anos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Programa pode pagar até R$ 9,2 mil por estudante
Segundo o Ministério da Educação, o Pé-de-Meia já alcançou cerca de 6 milhões de estudantes brasileiros desde o lançamento do programa, em 2024.
Somando todas as parcelas de incentivo, depósitos anuais e o bônus de R$ 200 pago aos estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o valor total recebido pode chegar a R$ 9,2 mil por aluno ao longo do período escolar.
O MEC reforça que estudantes, responsáveis e gestores escolares podem esclarecer dúvidas na página oficial de Perguntas Frequentes do programa ou pelo telefone 0800-616161.(As informações são da Agência Brasil)
Leia também Novo Desenrola Brasil permitirá uso de até R$ 1 mil do FGTS























