SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

Patinhas em Casa: alunos da Escola Aldo Bonde se mobilizam e cobram maior atenção aos animais

Alunos da Escola Aldo Bonde, em Ponta Grossa, promovem ação contra abandono de cães e pedem mais responsabilidade no cuidado animal.

Patinhas em Casa: alunos da Escola Aldo Bonde se mobilizam e cobram maior atenção aos animais
Foto: Igor Rugilo
Publicidade

Na manhã desta sexta-feira (17), a frente da Escola Municipal General Aldo Bonde, no Jardim Residencial Lagoa Dourada II (Uvaranas), ganhou cores e vozes diferentes. Munidos de cartazes e muito entusiasmo, os pequenos estudantes realizaram uma “blitz de conscientização” para chamar a atenção da comunidade sobre um problema crescente: o grande número de cães que acompanham os donos até a escola e acabam ficando por lá.

A manifestação, que ocorreu em frente à escola,  na rua Amauri de Arruda Moura, teve como objetivo principal pedir aos pais e responsáveis que deixem seus animais de estimação em casa. De acordo com a escola, muitos cães seguem as crianças no período da manhã e permanecem no pátio e arredores durante todo o dia, o que tem gerado diversos transtornos para a rotina escolar.

Desafios no Cotidiano Escolar

A presença constante dos animais, embora pareça inofensiva, traz riscos tanto para as crianças quanto para os próprios bichos. O problema se agrava durante o período de cio das cadelas, que atrai outros animais e acaba resultando em brigas territoriais dentro do ambiente educativo.

A professora Anderceia da Fonseca, responsável pela turma que organizou a mobilização, explicou que a situação chegou a um ponto onde a segurança das crianças passou a ser uma preocupação central:

“Nossa escola tem muita dificuldade com os cachorros que acabam ficando dentro da escola. Eles acompanham as crianças de manhã e passam o dia aqui. Eles ficam no refeitório no momento em que elas estão comendo, ficam na sala de aula… e também tem a dificuldade de quando as cadelas entram no cio, os outros cachorros vêm e acabam brigando no meio das crianças”, relatou a professora.

Um Apelo à Comunidade

O movimento faz alusão ao Abril Laranja, mês dedicado à prevenção da crueldade contra os animais. A ideia é que, ao deixar o animal em casa, o dono evita que ele se exponha a riscos de atropelamento, fome e estresse, além de garantir que o ambiente escolar permaneça focado no aprendizado.

“Estamos pedindo mesmo a ajuda dos pais, a ajuda da população e de quem puder nos auxiliar com essa dificuldade que estamos tendo aqui na escola”, reforçou Anderceia.

A ação educativa dos alunos da Escola Aldo Bonde demonstra que a conscientização começa cedo e que o cuidado com os animais é uma responsabilidade compartilhada entre toda a vizinhança.

Confira o relato da professora 

Leia mais: Bolsa Família abril: pagamento para NIS final 2 é liberado nesta sexta (17)

Nilson de Paula
Autoria
Nilson de Paula
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela mesma instituição e produtor cultural. Atua como pesquisador das rotinas e das produções jornalísticas, com foco em relações étnico-raciais, história e política, articulando comunicação, análise social e práticas culturais em sua trajetória profissional e acadêmica.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →