SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 21°C ☁️
Publicidade
Política

Paraná é reconduzido à presidência da Zicosul e reforça integração regional na América do Sul

O Paraná foi reconduzido à presidência da Zicosul nesta quinta-feira (23), durante sessão plenária da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul, realizada com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O novo mandato, válido até 2027, reafirma o protagonismo do Estado na cooperação entre os sete países membros — Argentina, Bolívia, […]

Design sem nome 4
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Publicidade

O Paraná foi reconduzido à presidência da Zicosul nesta quinta-feira (23), durante sessão plenária da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul, realizada com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O novo mandato, válido até 2027, reafirma o protagonismo do Estado na cooperação entre os sete países membros — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Segundo Ratinho Junior, o novo ciclo consolida uma agenda de integração focada em infraestrutura, turismo e pesquisa. “É um privilégio coordenar a Zicosul, que une estados e províncias da América do Sul. Vamos seguir fortalecendo rotas bioceânicas, turismo e ciência, impulsionando o desenvolvimento regional”, destacou o governador.

Confira mais matérias sobre política (Clique aqui).

O secretário executivo da Zicosul, Orlando Pessuti, ressaltou o avanço das ações nos últimos dois anos. Ele lembrou que o Paraná organizou fóruns sobre logística e inovação tecnológica, com destaque para a Rota Bioceânica — ligação que unirá o Atlântico ao Pacífico, passando pelo território paranaense. “Nosso foco é consolidar a integração econômica e acadêmica, ampliando oportunidades para as universidades e empresas locais”, explicou.

Outro destaque da atual gestão é o Programa de Mobilidade Acadêmica, criado pela Fundação Araucária, que investe R$ 7 milhões em intercâmbio entre universidades da Zicosul. O projeto fortalece o intercâmbio científico e aproxima estudantes e pesquisadores da América do Sul.

O secretário de Planejamento, Ulisses Maia, reforçou a importância da atuação paranaense. “O Paraná está liderando debates que vão reduzir custos logísticos e aproximar economias. A ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico é estratégica para o comércio internacional”, afirmou.

Na próxima gestão, o Paraná na presidência da Zicosul pretende aprofundar as ações nos três eixos prioritários — relações comerciais, infraestrutura e ciência. A meta é ampliar os resultados e fortalecer a cooperação entre governos, universidades e o setor produtivo.

Criada em 1997, a Zicosul reúne 71 regiões e cerca de 70 milhões de habitantes. A coordenação brasileira segue sob responsabilidade do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, que conduz o diálogo com países vizinhos em prol do desenvolvimento sustentável da América do Sul.

*Com informações da AEN

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →