SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

Orquestra Sinfônica abre temporada com concerto solidário em Ponta Grossa

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

Orquestra Sinfônica abre temporada com concerto solidário em Ponta Grossa
Ilustração
Publicidade

A Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa realiza neste domingo (8), às 10 horas, o primeiro concerto da temporada 2026. A apresentação acontecerá na Igreja Luterana Bom Pastor e terá entrada solidária, com a doação de qualquer material escolar, que será destinado ao SESC para apoiar ações sociais voltadas à educação.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e busca aproximar a música de concerto da comunidade, ao mesmo tempo em que incentiva a solidariedade.

O programa do concerto será dedicado ao compositor norueguês Edvard Grieg, considerado um dos principais representantes do romantismo musical europeu. Conhecido pelo lirismo de suas composições e pela forte inspiração nas paisagens e tradições da Noruega, Grieg é autor de obras que se tornaram referências na música clássica.

De acordo com o maestro Rafael Rauski, a escolha do compositor para abrir a temporada busca proporcionar uma experiência musical marcante para o público.

“Abrir a temporada com Grieg é convidar o público a uma experiência musical intensa e poética. É uma música que dialoga com a imaginação, com a paisagem e com a identidade cultural — elementos que também nos inspiram a pensar a atuação da Orquestra em novos espaços da cidade”, destaca o maestro.

Para 2026, a proposta da Orquestra Sinfônica é ampliar sua presença em diferentes regiões da cidade, levando concertos a diversos espaços e fortalecendo o acesso da população à música de concerto.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, a descentralização das apresentações é uma estratégia importante para valorizar a cultura local.

“Levar a Orquestra para espaços mais próximos da comunidade é um movimento importante para valorizar a cultura local e ampliar o acesso da população às nossas produções artísticas”, afirma o secretário.

Ao longo do ano, a Orquestra deverá realizar apresentações em diferentes pontos da cidade, reforçando o objetivo de democratizar o acesso à música clássica e incentivar a participação da comunidade nas atividades culturais.

Leia também Prefeitura anuncia asfalto para 120 ruas em 12 vilas de Ponta Grossa

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →