Orquestra Sinfônica abre temporada com concerto solidário em Ponta Grossa
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

A Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa realiza neste domingo (8), às 10 horas, o primeiro concerto da temporada 2026. A apresentação acontecerá na Igreja Luterana Bom Pastor e terá entrada solidária, com a doação de qualquer material escolar, que será destinado ao SESC para apoiar ações sociais voltadas à educação.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e busca aproximar a música de concerto da comunidade, ao mesmo tempo em que incentiva a solidariedade.
O programa do concerto será dedicado ao compositor norueguês Edvard Grieg, considerado um dos principais representantes do romantismo musical europeu. Conhecido pelo lirismo de suas composições e pela forte inspiração nas paisagens e tradições da Noruega, Grieg é autor de obras que se tornaram referências na música clássica.
De acordo com o maestro Rafael Rauski, a escolha do compositor para abrir a temporada busca proporcionar uma experiência musical marcante para o público.
“Abrir a temporada com Grieg é convidar o público a uma experiência musical intensa e poética. É uma música que dialoga com a imaginação, com a paisagem e com a identidade cultural — elementos que também nos inspiram a pensar a atuação da Orquestra em novos espaços da cidade”, destaca o maestro.
Para 2026, a proposta da Orquestra Sinfônica é ampliar sua presença em diferentes regiões da cidade, levando concertos a diversos espaços e fortalecendo o acesso da população à música de concerto.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, a descentralização das apresentações é uma estratégia importante para valorizar a cultura local.
“Levar a Orquestra para espaços mais próximos da comunidade é um movimento importante para valorizar a cultura local e ampliar o acesso da população às nossas produções artísticas”, afirma o secretário.
Ao longo do ano, a Orquestra deverá realizar apresentações em diferentes pontos da cidade, reforçando o objetivo de democratizar o acesso à música clássica e incentivar a participação da comunidade nas atividades culturais.
Leia também Prefeitura anuncia asfalto para 120 ruas em 12 vilas de Ponta Grossa























