SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Esporte

Operário vence o São Bernardo, em jogo com denúncia de racismo

Com o resultado, o Fantasma reassume provisoriamente a liderança da Série C do Brasileirão. Denúncia de racismo será apurada pelas autoridades

Operário vence o São Bernardo, em jogo com denúncia de racismo
Foto: André Jonsson/OFEC
Publicidade

O Operário Ferroviário venceu o São Bernardo, pelo placar de 1 a 0, neste domingo (6), no Estádio Germano Krüger, em partida válida pela Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar da vitória garantir a liderança provisória da competição ao Fantasma, a partida ficou manchada por uma denúncia de injúria racial, ou racismo, contra um atleta da equipe paulista.

Com bola rolando, no último minuto da primeira etapa, Dudu Scheit marcou para o time de Ponta Grossa. Depois disso, na segunda etapa, o Operário se segurou na defesa e produziu poucas oportunidades de gol.

Faltando poucos minutos para acabar, o jogo foi interrompido depois que o lateral direito Jeferson, da equipe do São Bernardo, relatou ter sofrido ofensas racistas vindas da torcida do Operário.

No total, 4.782 pessoas foram ao estádio Germano Krüger para acompanhar a partida. A Polícia Militar e a equipe de segurança particular contratada pelo Fantasma tiveram de conter os ânimos para evitar atritos com a equipe do São Bernardo e com os profissionais da arbitragem.

Em nota oficial, o Operário Ferroviário afirma que repudia qualquer manifestação racista e que irá apurar as responsabilidades pelo caso, que também foi registrado pela Polícia Militar e pela equipe de arbitragem.

Confira, abaixo, a íntegra da Nota Oficial do Operário Ferroviário

O Operário Ferroviário Esporte Clube vem a público repudiar todo e qualquer ato de injúria racial e discriminação. Somos um clube que preza pelo espaço e respeito a todos e, mais uma vez, reforçamos o compromisso de investigar o ocorrido a fim de responsabilizar eventuais contraventores. Se confirmada qualquer situação atípica, a diretoria irá tomar as devidas providências.

O estádio Germano Krüger dispõe de câmeras em toda a sua estrutura e o clube já analisa as imagens captadas durante a partida, bem como, colocou as imagens à disposição das autoridades competentes, do atleta da equipe do São Bernardo e do delegado da partida.

O caso já está sob cuidados da Polícia Militar e não mediremos esforços para apurar os fatos com retidão, transparência e rigor.

Agora, o Operário Ferroviário volta a campo somente no próximo sábado, dia 12, às 19 horas, para enfrentar o Volta Redonda (RJ), na casa do adversário.

Foto: André Jonsson/OFEC

Leia também: 
CBF fará campanha contra racismo em rodada do Brasileirão neste fim de semana

Marcos Silva
Autoria
Marcos Silva
Jornalista associado à Abrajet-PR, formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial (TUIUTI). Profissional com quase 20 anos de atuação em redações de rádio, jornal e portais de notícia.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →