SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

Obras do Centro Oncológico avançam e devem transformar tratamento do câncer em Ponta Grossa

Além de representar um avanço tecnológico para a Santa Casa, o novo equipamento deverá ampliar significativamente a capacidade de atendimento

Obras do Centro Oncológico avançam e devem transformar tratamento do câncer em Ponta Grossa
Igor Rugilo/BnT
Publicidade

As obras do novo Centro Oncológico da Santa Casa de Ponta Grossa avançam para a fase final e já começam a projetar uma nova realidade para o tratamento do câncer na região dos Campos Gerais. Durante visita técnica realizada nesta sexta-feira (29), o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, destacou a importância do investimento realizado pelo Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, e afirmou que a estrutura contará com um dos equipamentos de radioterapia mais modernos do mundo.

Segundo Massuda, a construção do bunker radiológico está em estágio avançado e se aproxima do momento de inauguração. O espaço abrigará um acelerador linear de última geração, equipamento que permitirá tratamentos mais precisos e eficazes para pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O diferencial é a precisão. Você consegue realizar o tratamento de forma mais localizada na região do tumor, aumentando a efetividade e reduzindo os efeitos colaterais da radioterapia”, explicou o secretário.

Além de representar um avanço tecnológico para a Santa Casa, o novo equipamento deverá ampliar significativamente a capacidade de atendimento. A estimativa é de que sejam realizados entre 60 e 80 tratamentos por dia, beneficiando pacientes de Ponta Grossa e de toda a região dos Campos Gerais.

Massuda ressaltou que a iniciativa integra uma estratégia nacional de fortalecimento da assistência oncológica. Ele lembrou que o Brasil possui um dos maiores programas de expansão da radioterapia do mundo, iniciado ainda em 2011, e que agora ganhará uma nova etapa com a aquisição de mais 80 aceleradores lineares pelo Ministério da Saúde.

“Estamos investindo em um conjunto de ações voltadas ao câncer, incluindo radioterapia, novos medicamentos, cirurgias especializadas e até a incorporação de cirurgias robóticas pelo SUS”, afirmou.

Referência regional

De acordo com o secretário, o investimento fortalece o papel de Ponta Grossa como polo regional de saúde de alta complexidade. Atualmente, muitos pacientes precisam se deslocar para outras cidades do Paraná em busca de tratamento especializado. Com a nova estrutura, a expectativa é reduzir esse deslocamento e ampliar o acesso aos serviços oncológicos.

“Antes muitos pacientes precisavam ir para Curitiba. Agora, cada vez mais eles poderão ser atendidos em Ponta Grossa. Isso fortalece a cidade como centro de assistência, formação de profissionais, pesquisa e inovação em saúde”, destacou.

Massuda também mencionou a implantação do programa federal Agora Tem Especialistas, que prevê transporte sanitário para pacientes que necessitam de tratamentos especializados, como oncologia e hemodiálise, facilitando o acesso da população dos municípios da região aos serviços oferecidos na cidade.

Para o Ministério da Saúde, a nova estrutura representa um passo importante na descentralização dos tratamentos de alta complexidade e no fortalecimento do SUS, consolidando Ponta Grossa como uma das principais referências em oncologia do Paraná.

Leia também  Gleisi destaca investimentos federais em saúde e reforça parceria com Ponta Grossa

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →