SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Municípios da região registraram estragos após temporal

Em Carambeí, um dos municípios afetados, uma árvore caiu sobre a garagem e destruiu um veículo

Chuva Carambeí
Divulgação
Publicidade

O forte temporal com ventos e chuva que atingiu o Paraná entre o domingo (21) e segunda-feira (22), durante a passagem de uma frente fria, deixou um rastro de destruição em vários municípios da região dos Campos Gerais.

Na segunda-feira, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), por meio de sua presidente, Dayane Sovinski, prefeita de Imbaú, manifestou solidariedade às famílias e comunidades da região atingidas pelo forte temporal. Entre os municípios mais afetados na região estão Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Imbaú, que registraram diversas interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de quedas de árvores, destelhamentos de residências e outros estragos. Também houve registros de danos graves em Carambeí, Ipiranga, Tibagi, Reserva, Ortigueira, Ventania e em outros municípios.

Estragos em alguns dos municípios

Em Carambeí, no domingo (21), a Defesa Civil disse que as rajadas de vento foram de 75 km/h. Na última atualização, mais de 40 residências foram atendidas, com a entrega de 37 lonas e o início da distribuição de telhas de fibrocimento para cerca de 30 casas.

Além disso, as equipes realizaram mais de dez desobstruções em vias urbanas e rurais devido à queda de árvores. Outras 12 residências também foram diretamente afetadas por árvores derrubadas durante a tempestade. Em um dos casos uma árvore caiu sobre a garagem e destruiu um veículo.

De acordo com Laucenir Andrade, diretor de Segurança Pública e Defesa Civil, o trabalho foi intenso, mas a situação já está sob controle. “Nossas equipes atuaram de forma integrada e incansável para atender à população. Graças a esse esforço conjunto, conseguimos contornar as ocorrências e garantir tranquilidade aos moradores impactados pela tempestade”, destacou.

Tibagi

As fortes chuvas também provocaram estragos em diferentes pontos de Tibagi e nos distritos do município.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Dalton Mendes, houve registros de quedas de árvores e danos em imóveis. “A gente teve ocorrência na BR-153 e na PR-340, de queda de árvores em função do vendaval e da chuva intensa à noite. Também tivemos uma casa destelhada próximo ao Hospital, na Rua Frei Gaudêncio, além de danos nos distritos de Caetano Mendes e São Bento. Inclusive a delegacia também sofreu destelhamento”, relatou.

As equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Obras estão atuando em várias frentes desde as primeiras horas de segunda-feira. O secretário Márcio Bonasso explicou que o trabalho foi dividido em várias frentes. “Estamos com equipes em Tibagi e São Bento cortando árvores, colocando lonas em casas e na delegacia. Também temos servidores atuando em Caetano Mendes e na rodovia que liga Tibagi a Reserva”, disse.

Ele acrescentou ainda que as equipes municipais prestam apoio ao Corpo de Bombeiros na liberação das estradas. No interior do município, alguns moradores ficaram sem energia elétrica e internet por conta do temporal. A Defesa Civil reforça a importância de que a população entre em contato para registrar ocorrências e auxiliar no levantamento completo dos estragos. O atendimento pode ser feito pelo telefone (42) 98830-6954.

Reserva

No município de Reserva houve destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. A Defesa Civil atua para atender emergências e distribuir lonas às famílias afetadas. A Secretaria de Obras segue corrigindo estradas e pontos danificados. Defesa Civil: 199, 193, (42) 3276-1819 e WhatsApp (42) 99127-7476. Secretaria de Obras (42) 99856-8259.

Raios

Na região dos Campos Gerais, entre às 0 horas de domingo (21) e meio-dia de segunda-feira (22), três municípios registraram grandes descargas elétricas acima dos 400. Conforme divulgação do Simepar, os municípios com maior incidência de raios, são: Guarapuava 756; Jaguariaíva 624; Reserva 494; Arapoti 484 e Alto Paraíso 449. Ponta Grossa foram 231 raios.

O Simepar explica que “394 cidades das 399 no Paraná tiveram pelo menos ‘um’ raio nuvem solo (descarga elétrica entre uma nuvem e a superfície terrestre) no período”. No total de raios (somente nuvem solo) entre os dois dias no Paraná, foram 28.524 raios.

Leia também: Jovem é atingido por tiro realizado por dupla embriagada em Carambeí

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →