SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C 🌤️
Publicidade
Mundo

Morre Paul Alexander, o homem que viveu em um ‘pulmão de ferro’ nos EUA

Paul contraiu poliomielite e viveu em uma máquina gigante, chamada de ‘pulmão de ferro’, durante a vida toda. Apesar disso, era formado em direito

Morre Paul Alexander, o homem que viveu em um ‘pulmão de ferro’ nos EUA
Publicidade

O norte-americano Paul Alexander, conhecido como o ‘homem do pulmão de ferro’, morreu nesta segunda-feira (11), no Texas (EUA).

A informação foi divulgada pela família nesta terça (12). As causas da morte não foram repassadas, mas suspeita-se de Covid-19. Paul tinha 78 anos e era acamado desde a infância por conta da poliomielite.

Paul contraiu a doença em 1952, aos seis anos de idade. Ele teve paralisia geral no corpo, com exceção da cabeça. Como não conseguia respirar, os médicos optaram por colocá-lo em uma máquina gigante, chamada de ‘pulmão de aço’, onde Paul passou a viver 22h por dia. Apesar do problema, o norte-americano era formado em advocacia. 

Atualmente, devido a imunização contra a poliomielite, conhecida no Brasil como a ‘vacina da gotinha’, esta máquina está em desuso. 

Leia também: Ex-governador Beto Richa se filia ao partido de Bolsonaro

Carlos Solek
Autoria
Carlos Solek
Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →