Moradores de Jaguariaíva fazem abaixo-assinado por falta de água; prefeito se posiciona
Prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, disse que várias obras estão sendo realizadas para melhorar o sistema hídrico. Ele destacou que dentro de 20 a 30 dias deverá ficar pronto a adutora do Três Bocas

Moradores de Jaguariaíva estão passando por problema de falta de água nos últimos dias, onde tem se tornado um problema recorrente desde o dia 24 de dezembro de 2025. Para isso, a população está fazendo um abaixo-assinado de forma online (clique aqui) para resolver a crise hídrica.
O documento solicita que à Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, em conjunto com a companhia serviço autônomo municipal de água e esgoto (Samae), que implementem medidas urgentes para resolver a falta de água. Um dos organizadores do abaixo assinado, Leandro José dos Santos, disse para o Portal Boca no Trombone, que as regiões que enfrentam sempre o problema são, Primavera 1, 2 e 3, Santa Cecília, Lagoão, Jardim Edite, Portal do sertão e Pedrinhas 1, 2 e 3.
“Falta todo dia, ou seja, vai e vem. Mas, do dia 24 de dezembro para cá a situação piorou. Antes era só sábado e domingo agora é todo dia. Até o momento, mais de 400 pessoas assinaram o abaixo assinado. Eu vou passar pelos bairros falando sobre o abaixo assinado. Muita gente não sabe”, destaca Leandro.
Posicionamento
A reportagem também procurou o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda. Ele detalhou que a falta de água já vem acontecendo há dois/três anos por falta de investimento na captação e na distribuição de água. “Então, não é uma questão de agora. Precisa ser realizado várias obras para melhorar esse sistema e estamos fazendo. Estamos investindo em dois reservatórios de 1 milhão e 200 mil litros cada um; uma nova reforma dos filtros de tratamento de água; uma nova rede adutora do Rio Cinco Réis até o Três Bocas para reforçar o abastecimento do bairro Primavera; colocamos já uma caixa reservatório de água de 100 mil litros aqui no alto do Lagoão; e estamos fazendo a rede para chegar até esse local, para solucionar o problema no Lagoão e Jardim Edite onde é um dos locais que mais falta água; mas também estamos fazendo a busca de recursos para fazer uma nova captação de água no Rio Capivari, no qual são investimentos de mais de R$ 12 milhões que precisam e estão sendo feitos para resolver a questão da falta de água”.
Juca ainda comentou que algumas obras já começaram, algumas estão em licitação e outras em projetos. O prefeito destacou que “dentro de 20 a 30 dias vai ficar pronto a adutora do Três Bocas e cerca de um ano vai ficar pronta os dois reservatórios grandes de 1 milhão e 200 mil litros cada um para resolver o problema da falta de água no município”. Por fim, Juca lembrou que “a falta de água ocorre por falta de investimentos da última gestão que não realizou e também o aumento de consumo”.
Leia também: Abertas as inscrições para o concurso Rainha do Carnaval 2026 em Tibagi























