SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Últimas

Moradores de Jaguariaíva fazem abaixo-assinado por falta de água; prefeito se posiciona

Prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, disse que várias obras estão sendo realizadas para melhorar o sistema hídrico. Ele destacou que dentro de 20 a 30 dias deverá ficar pronto a adutora do Três Bocas

Moradores de Jaguariaíva fazem abaixo-assinado por falta de água; prefeito se posiciona
Foto: Agência Brasil / EBC
Publicidade

Moradores de Jaguariaíva estão passando por problema de falta de água nos últimos dias, onde tem se tornado um problema recorrente desde o dia 24 de dezembro de 2025. Para isso, a população está fazendo um abaixo-assinado de forma online (clique aqui) para resolver a crise hídrica.

O documento solicita que à Prefeitura Municipal de Jaguariaíva, em conjunto com a  companhia serviço autônomo municipal de água e esgoto (Samae), que implementem medidas urgentes para resolver a falta de água. Um dos organizadores do abaixo assinado, Leandro José dos Santos, disse para o Portal Boca no Trombone, que as regiões que enfrentam sempre o problema são, Primavera 1, 2 e 3, Santa Cecília, Lagoão, Jardim Edite, Portal do sertão e Pedrinhas 1, 2 e 3.

“Falta todo dia, ou seja, vai e vem. Mas, do dia 24 de dezembro para cá a situação piorou. Antes era só sábado e domingo agora é todo dia. Até o momento, mais de 400 pessoas assinaram o abaixo assinado. Eu vou passar pelos bairros falando sobre o abaixo assinado. Muita gente não sabe”, destaca Leandro.

Posicionamento

A reportagem também procurou o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda. Ele detalhou que a falta de água já vem acontecendo há dois/três anos por falta de investimento na captação e na distribuição de água. “Então, não é uma questão de agora. Precisa ser realizado várias obras para melhorar esse sistema e estamos fazendo. Estamos investindo em dois reservatórios de 1 milhão e 200 mil litros cada um; uma nova reforma dos filtros de tratamento de água; uma nova rede adutora do Rio Cinco Réis até o Três Bocas para reforçar o abastecimento do bairro Primavera; colocamos já uma caixa reservatório de água de 100 mil litros aqui no alto do Lagoão; e estamos fazendo a rede para chegar até esse local, para solucionar o problema no Lagoão e Jardim Edite onde é um dos locais que mais falta água; mas também estamos fazendo a busca de recursos para fazer uma nova captação de água no Rio Capivari, no qual são investimentos de mais de R$ 12 milhões que precisam e estão sendo feitos para resolver a questão da falta de água”.

Juca ainda comentou que algumas obras já começaram, algumas estão em licitação e outras em projetos. O prefeito destacou que “dentro de 20 a 30 dias vai ficar pronto a adutora do Três Bocas e cerca de um ano vai ficar pronta os dois reservatórios grandes de 1 milhão e 200 mil litros cada um para resolver o problema da falta de água no município”. Por fim, Juca lembrou que “a falta de água ocorre por falta de investimentos da última gestão que não realizou e também o aumento de consumo”.

Leia também: Abertas as inscrições para o concurso Rainha do Carnaval 2026 em Tibagi

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →