SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
VC com a BnT

Moradora denuncia esgoto com animais mortos há dois anos e cobra solução urgente

Sanepar afirma que problema é em galeria pluvial; Prefeitura foi acionada, mas ainda não respondeu

denuncia
Foto: Reprodução
Publicidade

Uma moradora de Ponta Grossa denunciou, por meio de um vídeo enviado ao BnT, a situação crítica em frente à sua casa, causada pelo acúmulo de água parada, entupimento na rede de drenagem e presença constante de animais mortos vindos do esgoto. Segundo o relato, o problema se arrasta há dois anos, sem que nenhuma providência definitiva tenha sido tomada.

“Já falei que ia chamar a reportagem. É rato morto, bicho, tudo aparecendo aqui na frente. O mau cheiro é insuportável”, desabafa.

No vídeo, a moradora mostra a calçada danificada pela água que escorre de uma tubulação próxima, apontando inclusive a presença de um animal morto que teria saído pelo esgoto. Ela afirma que já procurou ajuda diversas vezes, mas não obteve retorno efetivo dos órgãos públicos.

Confira o vídeo que mostra o local:

Sanepar: caso é responsabilidade da Prefeitura

Procurada pela reportagem do BnT, a Sanepar informou, em nota, que enviou uma equipe ao local e confirmou se tratar de uma galeria pluvial, e não de uma rede de esgoto, como suspeitado inicialmente. Segundo a empresa, esse tipo de estrutura é de responsabilidade da Prefeitura Municipal. A moradora acompanhou a vistoria da equipe técnica.

“Nossa equipe foi ao local e constatou que se trata de uma galeria pluvial (tubulação que recebe e escoa a água da chuva). A própria cliente acompanhou a vistoria do fiscal. Situações assim devem ser comunicadas ao município, que é o responsável pela manutenção de galerias de águas pluviais. De todo modo, a Sanepar já informou a secretaria municipal responsável para que tome as providências”, informou a Sanepar.

Prefeitura foi acionada, mas não respondeu

A equipe do BnT também entrou em contato com a Prefeitura Municipal. Inicialmente, ao ser informada da situação, a prefeitura declarou que se tratava de um caso envolvendo rede de esgoto, e por isso, seria responsabilidade da Sanepar.

Após o laudo da Sanepar confirmar que se trata de uma galeria pluvial, a reportagem repassou a informação à Prefeitura e solicitou um novo posicionamento. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno.

Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa

Espaço aberto

O Portal BnT mantém o espaço aberto para que a Prefeitura Municipal se manifeste oficialmente sobre o caso e informe quais medidas serão adotadas para resolver a situação da moradora e de outros possíveis moradores afetados no local.

*Atualização

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informou por meio de nota que já realizou vistoria no local informado, confira:

Informamos que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos já realizou nesta tarde uma vistoria no local informado e confirmou a necessidade de reparos.
A correção será inserida na programação de trabalhos da Secretaria. 
Lincoln Vargas
Autoria
Lincoln Vargas
Jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalho em diversas frentes da área jornalística, mas com uma paixão especial pelo mundo do esporte. Além de fazer parte da redação do Portal BNT, também atuo como repórter setorista do Operário Ferroviário e repórter freelancer.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →