DOMINGO · 28 JUN 2026Ponta Grossa 22°C ☁️
Publicidade
Política

Projeto incentiva a participação popular na construção de casas em PG

Câmara de Ponta Grossa aprovou um projeto que incentiva a produção social de moradias por autogestão, alternativa para reduzir o déficit habitacional da cidade.

Câmara de Ponta Grossa aprova projeto de produção social de moradias
Foto: Reprodução
Publicidade

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou nesta segunda-feira (18), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 205/2025, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Julio Kuller (MDB). A proposta tem como objetivo regulamentar a produção social de moradias por autogestão, modelo em que as próprias comunidades participam do planejamento e da execução das obras, garantindo mais acesso ao direito à moradia digna.

De acordo com o autor do projeto, a produção social de moradia por autogestão funciona como um processo coletivo e solidário. Nesse modelo, famílias organizadas em associações ou cooperativas se envolvem diretamente na construção ou reforma de suas casas, sempre com apoio de equipes técnicas especializadas.

Mais notícias: Conservatório da Música em PG promove ensaios abertos ao público no fim de semana

A medida busca enfrentar o déficit habitacional de Ponta Grossa com uma alternativa mais acessível e sustentável. Além de oferecer condições de moradia digna, a proposta pretende fortalecer o cooperativismo habitacional, ampliar o acesso a financiamentos de projetos e fomentar a implementação de cidades inteligentes no município.

Durante a discussão em plenário, o vereador Ricardo Zampieri (PL) apresentou ressalvas quanto à transparência do modelo de execução. “O principal ponto é que nós observamos algumas obras que, pelo fato desses recursos serem repassados para as cooperativas, esses sistemas de organização interna têm problemas com obras inacabadas, têm problemas com a gestão de recursos, como em qualquer situação do poder público, ele está aberto a esse risco”, destacou o parlamentar, que optou pela abstenção.

A proposta foi aprovada por 15 votos favoráveis e seguirá para segunda votação na sessão de quarta-feira (20). Caso receba novamente aprovação, será encaminhada ao Poder Executivo, que terá 15 dias para sancionar ou vetar a medida.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →