SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 20°C ☁️
Publicidade
Esporte

Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa destaca os 102 anos da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Basquete, que completa 102 anos, destaca-se com 3 bronzes olímpicos e o ouro histórico contra os EUA no Pan de 1987.

WhatsApp Image 2024-09-18 at 16.12.25
Publicação do Jornal Última Hora, de 14 de junho 1952, com o título: “Azes” da Seleção do Brasil.
Publicidade

O Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa destaca a Seleção Brasileira de Basquete, que completa 102 anos neste mês de setembro de 2024. O Brasil é uma das seleções mais icônicas desta modalidade no mundo e a segunda mais forte da América Latina, sempre rivalizando com a Argentina. Contou com a passagem de vários jogadores famosos, como Oscar Schmidt, hoje presente no Hall da Fama, além de Mayr Facci e Almir de Almeida, destaques do basquete princesino que também vestiram a camisa da seleção.
Tudo começou quando a seleção nacional de basquete foi convocada pela primeira vez em 1922, em razão das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, nos Jogos Olímpicos Latino-Americanos. Foi, então, disputado um torneio continental, em dois turnos, entre as seleções masculinas do Brasil, Argentina e Uruguai. O Brasil foi campeão, sendo, portanto, o primeiro título da seleção.

Ao longo da história, a seleção brasileira masculina soma três medalhas olímpicas, mas todas ficaram no meio do século passado. Após estrear nos Jogos Olímpicos na edição de Berlim 1936, a seleção conquistou um bronze em Londres 1948. Depois vieram mais dois bronzes em sequência, Roma 1960 e Tóquio 1964.
Contudo, o Brasil se firmou de vez na história do basquete e do esporte mundial nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987. Foi quando a equipe masculina venceu o poderoso time dos Estados Unidos, donos da casa, por 120 a 115, conquistando a medalha de ouro. Foi um jogo histórico, já que o Brasil chegou a ficar 20 pontos atrás no placar, mas com atuações espetaculares de Oscar e Marcel, autores de 46 e 31 pontos, respectivamente.

Foi a primeira vez que a seleção norte-americana perdeu em casa e a primeira vez que foi derrotada em finais. O ouro levado dos norte-americanos neste Pan de Indianápolis, foi um dos fatores que também levaram os EUA a mais tarde, convocar atletas profissionais para a sua seleção de basquete, que chegaria ao ápice com o Dream Team de 1992.

Leia também: Familiares de homem desaparecido em MG suspeitam que ele possa estar nos Campos Gerais

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →