Mais de seis mil idosos já migraram para o Cartão Conecta PG
Recadastramento é obrigatório para usuários com mais de 60 anos e garante gratuidade no transporte coletivo urbano da cidade

O processo de recadastramento do Cartão Conecta PG, que assegura a gratuidade no transporte coletivo urbano de Ponta Grossa, já contabiliza mais de seis mil idosos migrados para o novo sistema. O número corresponde a 40% do público esperado, estimado em 16 mil usuários cadastrados, segundo levantamento da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio do Departamento de Transportes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento.
Recadastramento obrigatório até 2025
Todos os usuários com 60 anos ou mais (nascidos em 1965 ou antes) precisam realizar o recadastramento para manter o direito ao transporte gratuito. O novo cartão será obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2026, quando os modelos antigos deixarão de valer.
Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa
Migração online como prioridade
A Prefeitura destaca que a migração online é a forma mais rápida e prática, permitindo que os idosos façam todo o processo sem enfrentar filas. Basta preencher o formulário digital, enviar uma foto de rosto e uma imagem do documento de identidade.
? Acesse o formulário aqui: Recadastramento Conecta PG
Após a aprovação da documentação, o usuário recebe a confirmação e pode retirar o novo cartão em qualquer terminal de transporte (Central, Uvaranas, Nova Rússia ou Oficinas).
Mutirões itinerantes garantem inclusão
Para quem tem dificuldade com a plataforma digital, a Prefeitura realiza mutirões itinerantes de recadastramento presencial, em pontos estratégicos da cidade. A iniciativa tem como objetivo não deixar nenhum idoso sem o benefício.
Prazo final
Os cartões antigos continuarão válidos até 31 de dezembro de 2025. Até lá, além da migração online, a Prefeitura manterá postos presenciais de apoio para atender a população idosa.























