SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C
Publicidade
Ponta Grossa

Mais de 1,7 mil denúncias sobre terrenos com risco de dengue são verificadas em PG

Especialistas reforçam que a principal forma de evitar a dengue é eliminar locais que possam acumular água parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito

Mais de 1,7 mil denúncias sobre terrenos com risco de dengue são verificadas em PG
Henry Milléo/PMPG
Publicidade

Entre as diversas ações realizadas pela Prefeitura de Ponta Grossa no combate à dengue está a fiscalização de terrenos em situação irregular, que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De janeiro de 2025 até o fim de janeiro de 2026, aproximadamente 1,7 mil denúncias feitas pela população foram verificadas presencialmente por equipes das Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente.

Um dos casos recentes ocorreu na região do Residencial Jardim das Flores, no bairro Neves. Na última semana, uma ação coordenada da Prefeitura resultou na retirada de centenas de pneus velhos descartados irregularmente em um terreno.

Segundo o Município, o responsável pelos materiais já havia sido multado e intimado a realizar a retirada dos pneus, mas o descarte irregular continuava acontecendo.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, nesses casos a Prefeitura realiza a remoção dos materiais para evitar riscos à saúde pública.

“Em situações como essa, o infrator é multado e o município faz a retirada dos materiais que apresentam risco à população. O custo da operação é posteriormente cobrado do responsável junto com a multa”, explicou.

A fiscalização no local foi realizada após denúncias enviadas por moradores por meio da Central de Atendimento 156.

Regularização ocorre na maioria dos casos

O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Leandro Inglês, destaca que a maior parte das ocorrências é resolvida por meio de orientação e conscientização dos moradores.

“Nosso objetivo é sempre reforçar que medidas simples podem prevenir a doença e proteger a saúde de todos, inclusive da própria família do morador”, afirmou.

Segundo o CCZ, mais de 60% das situações são resolvidas sem necessidade de aplicação de multas, apenas com a regularização do local após orientação das equipes.

Uso de tecnologia na fiscalização

Além das denúncias feitas pela população, a Prefeitura também realiza vistorias periódicas em terrenos e áreas consideradas de risco.

As inspeções são feitas por agentes da Saúde e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, e em alguns casos contam com o apoio de tecnologia como drones e georreferenciamento.

Esses recursos são utilizados principalmente quando não há moradores no local ou quando as áreas são extensas e de difícil acesso.

Prevenção começa dentro de casa

Especialistas reforçam que a principal forma de evitar a dengue é eliminar locais que possam acumular água parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito.

Entre as medidas recomendadas estão:

descartar corretamente pneus, latas e garrafas

cuidar de vasos e recipientes que possam acumular água

manter calhas limpas e sem folhas

evitar entulhos e materiais que possam reter água no quintal

eliminar copos, tampas e plásticos que possam acumular água dentro de casa

Pequenas atitudes no dia a dia ajudam a reduzir a proliferação do mosquito e prevenir novos casos da doença. (Com assessoria)

Leia também Prefeitura de PG suspende empresa de obras após atraso em reforma de escola

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →