SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Últimas

Maior produtora, Arapoti recebe título de Capital do Mel

Arapoti é maior produtora de mel do Brasil, desde a safra 2021/2022, quando foram produzidas em média 924 toneladas de mel

Mel Arapoti Capital
AEN
Publicidade

Nesta semana, o governador do Paraná, Ratinho Junior sancionou a Lei Estadual 22.550, que concedeu a Arapoti o título de Capital do Mel. A indicação foi do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e foi aprovado pelos demais deputados.

Arapoti é maior produtora de mel do Brasil, desde a safra 2021/2022, quando foram produzidas em média 924 toneladas de mel. O manuseio deste alimento fica por conta de cerca de 200 famílias, que encontraram na produção familiar a geração de renda. Hoje representa 12% da produção estadual.

Título é importante

A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com o prefeito de Arapoti, Irani Barros, sobre a importância da produção.

Ele destaca que o município é o que mais realiza a produção de mel do Brasil pela sua quantidade. “Com isso coloca a nossa cidade em destaque. Estamos trabalhando também na parte do turismo, tivemos um projeto aprovado pela Itaipu para fazer a Praça do Mel, onde vai contemplar para contar um pouco da história, fazer feiras, oportunidades para os apicultores para realizar exposições”.

Trabalho com apicultores locais

Irani também comentou que “estamos trabalhado bem forte com os apicultores, trazendo cursos e melhorar as atividades do mel, desde o aprimoramento da genética da abelha rainha, que e a responsável por toda a comeia”.

O prefeito ainda analisou que foi criado no município um selo Susaf, qual cada apicultor pode registrar a sua marca para vender no Brasil. Além disso, através do Sebrae, também foi criada a marca coletiva do mel.

Leia também: Sanepar investe R$ 600 milhões em Castro e Telêmaco Borba

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →