SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C
Publicidade
VC com a BnT

Lojistas reclamam de alagamentos frequentes em rua do Centro de Ponta Grossa

“Ficamos o dia todo com o rodo tirando a água, pedindo a Deus para que a chuva parasse”, relata uma lojista.

WhatsApp Image 2025-02-04 at 165544
Reprodução: Imagens cedidas
Publicidade

A chuva que atingiu Ponta Grossa na última segunda-feira (3) causou transtornos para lojistas da Rua Fernandes Pinheiro, na região central da cidade. A água invadiu as lojas e causou prejuízos a proprietários do comércio local. A situação gerou reclamação por parte de quem trabalha ali. 

O Portal BnT conversou com Eliza, proprietária de uma das lojas afetadas. Ela destacou que a situação vivida nesta segunda-feira foi a mais crítica até agora. “Foi o pior dia. Ficamos com rodos e mesmo assim foi inevitável. Conseguimos nos reerguer, mas se fosse à noite teria sido bem pior”, lamentou. 

Leia mais: ACIPG retoma atividades com lançamento de aplicativo inovador

Outra funcionária de um dos estabelecimentos, que preferiu não se identificar, também relatou a dificuldade enfrentada. “Estivemos com toda essa dor de cabeça, ficamos o dia todo com o rodo tirando a água, pedindo a Deus para que chuva parasse”, desabafou.

De acordo com relato colhido com lojistas, a água invadiu os estabelecimentos, o que levou a utilizarem rodos para minimizar os estragos. Confira imagem cedida ao Portal BnT de como ficou o local após as chuvas. 

Conforme levantamento do Simepar na última segunda-feira (03), até as 15h, o acumulado de chuva na cidade chegou a 19,6mm, sendo que a maior parte da precipitação ocorreu entre 14h e 15h. Antes desse período, às 11h, choveu apenas 0,2mm.

Eliza opina que uma obra recente da Sanepar na Rua Fernandes Pinheiro seria a causa dos alagamentos. “Mais ou menos uns 15 dias atrás a Sanepar fez uma obra aqui. Quebraram um pedaço do asfalto, a boca de lobo e depois de alguns dias fecharam”, afirmou. Para ela, o serviço teria comprometido a estrutura de drenagem do local. 

“O que buscamos mesmo é resultado positivo das nossas autoridades”, destaca a proprietária. 

Responsabilidades

Em nota, a Sanepar negou qualquer relação do problema com a obra realizada na região. “Este caso não tem relação com as redes operadas pela Sanepar. Um fiscal da Companhia esteve no local na tarde de hoje (3), e verificou que se trata de galeria de água pluvial, de responsabilidade da prefeitura.”

Já a Prefeitura de Ponta Grossa informou que vai averiguar a situação. “Agradecemos a informação dos comerciantes. A Prefeitura informa que a Secretaria Municipal de Serviços Públicos vai destacar uma equipe para fazer a verificação no local e solucionar eventuais entupimentos da galeria pluvial, que possam ter ocasionado o acúmulo de águas durante a chuva.”

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →