SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Política

Liliam Brandalise destaca transformação na saúde de PG

Secretária de Saúde Liliam Brandalise fala sobre atenção primária, conceito de saúde única e melhorias no cuidado à população em Ponta Grossa

Liliam Brandalise
Foto: Bruna Perozak
Publicidade

A secretária municipal de Saúde de Ponta Grossa, Liliam Brandalise, participou da transmissão ao vivo do Portal Boca no Trombone durante o desfile dos 202 anos da cidade. Ela celebrou a data e falou sobre o novo momento vivido pela saúde no município.

Orgulho de desfilar e reencontro com a cidade

Liliam foi uma das gestoras que desfilou na Avenida Vicente Machado e destacou a importância do ato.

“Eu não fui só eu. As outras secretárias também desfilaram, né? Tem que ser justo. […] Esse desfile para mim é um reaproximar de tudo aquilo que existe em Ponta Grossa. Essa cidade é fantástica, cada vez cresce mais e eu tenho muito orgulho e muita honra de estar aqui.”

Leia também: Temperaturas agradáveis seguem nesta terça em PG e região

Mudança no cuidado das pessoas

A secretária ressaltou que o principal legado da atual gestão vai além das obras e reformas.

“Mais do que a obra física, a questão mais importante é mudar a forma de cuidar das pessoas. A unidade básica de saúde não é um ambulatório de consultas. […] Precisamos cuidar das pessoas, que é diferente daquele pedacinho que é o tratar, que é a consulta, o exame e o remédio. Então essa é a grande transformação, esse é o legado que a gente quer deixar: mudar para que quem precisa de acesso tenha na hora que precisa.”

Segundo Liliam, a equipe de enfermagem tem sido preparada para realizar o acolhimento de forma humanizada, garantindo prioridade para quem mais precisa.

Saúde única e causa animal

Durante a transmissão, a secretária também falou sobre o conceito de saúde única, que integra saúde humana, meio ambiente e causa animal.

“Nós precisamos cuidar o conceito da saúde única, que é a saúde que é o meio ambiente e que é a causa animal. […] A Secretaria de Saúde não pode ficar de fora desse tripé e está imbuída de todos os esforços para poder realizar isso.”

Conheça o nosso canal no Youtube clicando aqui.

Compromisso com a atenção primária

Para Liliam, a atenção primária é a principal porta de entrada da população no sistema de saúde e deve ser fortalecida.

“Sou muito feliz de estar aqui. É um desafio enorme. A atenção primária, de fato, é a nossa primeira porta de entrada, a mais importante, e nós vamos, se Deus quiser, conseguir ao longo desses quatro anos melhorar muito as condições de trabalho e o acesso das pessoas, principalmente.”

A secretária agradeceu à prefeita Elizabeth Schmidt e destacou o empenho de toda a equipe da Secretaria de Saúde em implementar melhorias e ampliar o atendimento à população.

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →