Liliam Brandalise destaca transformação na saúde de PG
Secretária de Saúde Liliam Brandalise fala sobre atenção primária, conceito de saúde única e melhorias no cuidado à população em Ponta Grossa

A secretária municipal de Saúde de Ponta Grossa, Liliam Brandalise, participou da transmissão ao vivo do Portal Boca no Trombone durante o desfile dos 202 anos da cidade. Ela celebrou a data e falou sobre o novo momento vivido pela saúde no município.
Orgulho de desfilar e reencontro com a cidade
Liliam foi uma das gestoras que desfilou na Avenida Vicente Machado e destacou a importância do ato.
“Eu não fui só eu. As outras secretárias também desfilaram, né? Tem que ser justo. […] Esse desfile para mim é um reaproximar de tudo aquilo que existe em Ponta Grossa. Essa cidade é fantástica, cada vez cresce mais e eu tenho muito orgulho e muita honra de estar aqui.”
Leia também: Temperaturas agradáveis seguem nesta terça em PG e região
Mudança no cuidado das pessoas
A secretária ressaltou que o principal legado da atual gestão vai além das obras e reformas.
“Mais do que a obra física, a questão mais importante é mudar a forma de cuidar das pessoas. A unidade básica de saúde não é um ambulatório de consultas. […] Precisamos cuidar das pessoas, que é diferente daquele pedacinho que é o tratar, que é a consulta, o exame e o remédio. Então essa é a grande transformação, esse é o legado que a gente quer deixar: mudar para que quem precisa de acesso tenha na hora que precisa.”
Segundo Liliam, a equipe de enfermagem tem sido preparada para realizar o acolhimento de forma humanizada, garantindo prioridade para quem mais precisa.
Saúde única e causa animal
Durante a transmissão, a secretária também falou sobre o conceito de saúde única, que integra saúde humana, meio ambiente e causa animal.
“Nós precisamos cuidar o conceito da saúde única, que é a saúde que é o meio ambiente e que é a causa animal. […] A Secretaria de Saúde não pode ficar de fora desse tripé e está imbuída de todos os esforços para poder realizar isso.”
Conheça o nosso canal no Youtube clicando aqui.
Compromisso com a atenção primária
Para Liliam, a atenção primária é a principal porta de entrada da população no sistema de saúde e deve ser fortalecida.
“Sou muito feliz de estar aqui. É um desafio enorme. A atenção primária, de fato, é a nossa primeira porta de entrada, a mais importante, e nós vamos, se Deus quiser, conseguir ao longo desses quatro anos melhorar muito as condições de trabalho e o acesso das pessoas, principalmente.”
A secretária agradeceu à prefeita Elizabeth Schmidt e destacou o empenho de toda a equipe da Secretaria de Saúde em implementar melhorias e ampliar o atendimento à população.























