SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Brasil

Levantamento vai ouvir brasileiros para orientar novas políticas de saúde mental

Levantamento do Ministério da Saúde pretende ouvir cerca de 10 mil pessoas e ajudar na criação de políticas públicas mais eficazes

Levantamento vai ouvir brasileiros para orientar novas políticas de saúde mental
AgênciaGov
Publicidade

 

A primeira Pesquisa Nacional de Saúde Mental (PNSM-Brasil), realizada pelo Ministério da Saúde, chegou à oitava semana de coleta de informações em campo. O levantamento inédito busca conhecer a realidade da saúde mental da população adulta brasileira e identificar os principais fatores ligados ao sofrimento psíquico no país.

Até o momento, a pesquisa iniciou atividades em 427 setores censitários de 137 municípios, distribuídos em 23 estados de todas as regiões do Brasil.

A iniciativa tem como objetivo levantar dados sobre transtornos mentais, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, desigualdades sociais e outros fatores que impactam diretamente o bem-estar da população.

LEVANTAMENTO NACIONAL

A pesquisa teve sua fase piloto iniciada em janeiro e é desenvolvida pelo Ministério da Saúde, com execução técnico-científica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Até o dia 26 de maio, foram concluídas 354 entrevistas. A previsão é alcançar aproximadamente 10 mil entrevistas válidas ao final do processo.

O plano de amostragem, definido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), prevê a abordagem de 1.626 setores censitários e uma amostra inicial de 16.260 domicílios.

A escolha dos participantes ocorre por etapas, incluindo municípios, setores censitários, residências e moradores. O método garante que os resultados representem a população brasileira com 18 anos ou mais.

DESAFIOS DURANTE AS ENTREVISTAS

De acordo com os pesquisadores envolvidos no levantamento, um dos principais desafios encontrados pelas equipes é a resistência de parte da população em participar.

Entre os motivos estão a desconfiança durante a abordagem inicial, o medo de golpes e também o estigma que ainda envolve assuntos relacionados à saúde mental.

Muitos moradores procuram confirmar se a pesquisa é oficial antes de responder às perguntas. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância da divulgação da iniciativa por serviços públicos, gestores locais, lideranças comunitárias e veículos de comunicação.

DADOS VÃO AJUDAR O SUS

Os resultados da PNSM-Brasil serão utilizados para fortalecer as políticas públicas de saúde mental e aprimorar a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento deve ajudar a identificar a prevalência de transtornos mentais e compreender como fatores como violência, dificuldades econômicas, desigualdade social e experiências traumáticas interferem na saúde emocional dos brasileiros.

Segundo a diretora de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não-Transmissíveis do Ministério da Saúde, Letícia Cardoso, a pesquisa será uma ferramenta importante para melhorar o planejamento das ações públicas.

“Trata-se de uma forma de apoiar a ampliação do acesso aos serviços de saúde mental e a organização da rede de cuidado. A pesquisa também poderá servir como linha de base para o acompanhamento de indicadores de saúde mental ao longo do tempo, fortalecendo as estratégias de vigilância em saúde mental no país”, explica.

PRÓXIMAS ETAPAS

A conclusão da coleta de dados está prevista para julho de 2026. Depois disso, as informações passarão por análise estatística antes da divulgação dos primeiros resultados, prevista para o final do ano.

O Ministério da Saúde destaca que a participação dos moradores selecionados é fundamental para que o Brasil tenha um diagnóstico mais preciso sobre a saúde mental da população e possa desenvolver ações baseadas em dados científicos. (As informações são da AgênciaGov)

Leia também  Estudantes já podem aprender inglês e espanhol de graça pelo MEC

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →