SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Política

Kuller destina R$ 200 mil ao Lago de Olarias e critica falta de apoio de deputados estaduais

Ao defender a destinação da verba, o presidente da Câmara afirmou que o momento exige união entre os representantes públicos para encontrar soluções

Kuller destina R$ 200 mil ao Lago de Olarias e critica falta de apoio de deputados estaduais
CMPG
Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Julio Kuller (PL), utilizou a tribuna durante a sessão ordinária desta segunda-feira (8) para cobrar maior participação de deputados estaduais na busca por recursos destinados à recuperação do Lago de Olarias. O vereador criticou parlamentares que, segundo ele, têm utilizado as redes sociais para apontar problemas nas obras de desassoreamento realizadas pela Prefeitura, mas sem apresentar contribuições efetivas para acelerar os trabalhos.

Durante o pronunciamento, Kuller anunciou a destinação de R$ 200 mil em emenda impositiva de sua autoria para auxiliar nas intervenções no local. O recurso será aplicado nos trabalhos de desassoreamento e recuperação da estrutura do lago, considerado um espaço importante para o controle de alagamentos, preservação ambiental e lazer da população.

Ao defender a destinação da verba, o presidente da Câmara afirmou que o momento exige união entre os representantes públicos para encontrar soluções.

“O deputado, que foi inclusive secretário inovador, não trouxe nada para Ponta Grossa, sendo que numa simples conversa com o [governador] Ratinho traria mais dinheiro para concluir a obra mais rapidamente”, declarou Kuller.

Vereador aponta falhas no planejamento do Lago

Durante a fala, Julio Kuller também relembrou o histórico de implantação do Lago de Olarias. Segundo ele, o projeto elaborado na década de 1990 previa originalmente a construção de cinco lagos, mas a execução ocorreu em ordem diferente da planejada.

De acordo com o vereador, a forma como a obra foi conduzida contribuiu para problemas atuais, como o acúmulo de sedimentos. Ele também apontou a falta de medidas complementares na época, como planejamento adequado de uso e ocupação do solo e desapropriações no entorno.

“Não foi feito planejamento de uso e ocupação do solo, nem desapropriações no entorno”, afirmou.

Kuller classificou a implantação do espaço durante a gestão do então prefeito e atual deputado estadual Marcelo Rangel como uma obra com finalidade eleitoral.

O presidente da Câmara ainda criticou representantes políticos que têm produzido conteúdos sobre a atual situação do Lago de Olarias, principalmente diante do período em que o espaço passa por obras e apresenta baixo volume de água.

“Quais as medidas tomadas além dos likes, da exposição? Será que estão falando que quanto pior, melhor?”, questionou.

Ao encerrar o discurso, Julio Kuller reforçou a necessidade de ações práticas para auxiliar na recuperação do espaço.

“Esperamos menos lacração e mais resultado”, concluiu. (Com assessoria)

Leia também Vereadores destacam investimentos federais em PG e cobram mais recursos do Governo do Estado

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →