Irati deve ganhar um Batalhão do Corpo de Bombeiros com reforço no efetivo estadual
De acordo com o Governo do Estado, a criação do batalhão em Irati faz parte de uma reorganização estratégica das forças de segurança

O município de Irati está entre as cidades contempladas pelo projeto de expansão da segurança pública encaminhado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A proposta prevê a criação de novos cargos no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), permitindo a implantação do 15º Batalhão de Bombeiro Militar na cidade.
A nova estrutura representa um avanço para Irati e para toda a região atendida pela corporação, fortalecendo a capacidade operacional dos bombeiros em ações de emergência, salvamento, combate a incêndios e prevenção de desastres.
NOVA ESTRUTURA EM IRATI
De acordo com o Governo do Estado, a criação do batalhão em Irati faz parte de uma reorganização estratégica das forças de segurança. Além do 15º Batalhão de Bombeiro Militar, a proposta também contempla a implantação do 14º Batalhão de Bombeiros em Toledo, do Batalhão Marítimo em Guaratuba e do 35º Batalhão da Polícia Militar em Matinhos.
Na mensagem encaminhada aos deputados estaduais, o Executivo destaca que a medida busca ampliar e aperfeiçoar a capacidade de atuação das corporações, garantindo melhores condições para preservação da ordem pública e atendimento à população.
REFORÇO NO EFETIVO
O projeto prevê a criação de 180 novos cargos nas forças de segurança estaduais. Para o Corpo de Bombeiros serão 116 novas vagas, sendo 22 para oficiais e 94 para praças. Com a ampliação, a corporação passará a contar com previsão de 5.820 bombeiros militares no Paraná.
Já na Polícia Militar, serão criados 64 cargos — 13 para oficiais e 51 para praças — elevando o efetivo previsto da instituição para 23.739 policiais militares.
INVESTIMENTO NA SEGURANÇA
Segundo o Governo do Paraná, os custos para implantação da medida já estão previstos na Lei Orçamentária Anual de 2026, além de estarem alinhados ao Plano Plurianual 2024-2027 e à Lei de Diretrizes Orçamentárias.
O Estado informou ainda que formações de novos profissionais já estão em andamento para garantir o preenchimento das vagas e possibilitar o funcionamento das novas estruturas.
A criação do Batalhão em Irati é considerada um passo importante para ampliar a presença do Corpo de Bombeiros na região Centro-Sul do Paraná e melhorar a resposta às demandas da população. (Com assessoria)
Leia também Brasil e OMS cobram união mundial para evitar desigualdades em nova pandemia























