SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 14°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Iniciativa de PG contra mortalidade infantil é reconhecida em evento nacional

Um trabalho coordenado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Gerência de Atenção Primária, com atuação das equipes de Agentes Comunitários de Saúde nos bairros, foi apresentado em um evento nacional voltado a profissionais da área. A 2ª Mostra Mais Saúde com Agente, realizada na última semana em […]

prefeitura premiada
Foto: Divulgação/PMPG
Publicidade

Um trabalho coordenado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Gerência de Atenção Primária, com atuação das equipes de Agentes Comunitários de Saúde nos bairros, foi apresentado em um evento nacional voltado a profissionais da área. A 2ª Mostra Mais Saúde com Agente, realizada na última semana em Brasília, reconheceu a iniciativa do município na prevenção de mortes evitáveis na primeira infância.

As agentes comunitárias Sandra Maria Aparecida Giovanetti e Janete Kinach apresentaram o trabalho intitulado “Da Vigilância ao Território: Educação em Saúde para redução de óbitos infantis evitáveis”. A proposta reúne resultados de pesquisa e ações práticas desenvolvidas em Ponta Grossa nos últimos anos. Entre as atividades estão a capacitação de profissionais para orientar famílias sobre prevenção da morte súbita em lactentes e a aplicação de medidas como a manobra de desengasgo infantil, reforçando a educação em saúde no território.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Liliam Brandalise, a qualificação dos agentes comunitários, aliada ao uso de dados da Vigilância em Saúde, contribui para a prevenção de óbitos infantis evitáveis. Ela também destacou a integração entre tecnologia e atendimento das equipes como fator importante para os resultados alcançados.

Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

O trabalho utilizou metodologias ativas, checklist pactuado e registros padronizados para organizar o processo de atuação, com acompanhamento da gestão. Segundo a secretária, a iniciativa reforça o compromisso com o fortalecimento do cuidado em toda a rede de atenção e com a continuidade de ações de educação em saúde voltadas à prevenção e promoção da saúde.

Indicadores apontam redução

Dados do Sistema de Informação de Mortalidade indicam que, entre 2019 e 2023, o índice de mortalidade infantil em Ponta Grossa caiu de 13,01 para 7,78, representando uma redução de 40%. No mesmo período, as mortes consideradas evitáveis tiveram queda de 39%.

Sobre o evento

Promovida pelo Ministério da Saúde, a 2ª Mostra Nacional do programa Mais Saúde com Agente reuniu iniciativas voltadas à formação técnica em saúde. A ação contou com a parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que atuaram na qualificação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

*Com informações da assessoria

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →