SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 13°C 🌦️
Publicidade
Últimas

Governo investe R$ 13 milhões e amplia acesso à saúde bucal no Paraná

O governo estadual investe R$ 13 milhões para fortalecer a saúde bucal no Paraná, ampliando o acesso da população a atendimentos odontológicos pelo SUS. A ação integra a política estadual de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e beneficia 113 municípios com novos consultórios e equipamentos. Segundo o secretário estadual da Saúde em exercício, […]

Design sem nome 1
Foto: SESA-PR
Publicidade

O governo estadual investe R$ 13 milhões para fortalecer a saúde bucal no Paraná, ampliando o acesso da população a atendimentos odontológicos pelo SUS. A ação integra a política estadual de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e beneficia 113 municípios com novos consultórios e equipamentos.

Segundo o secretário estadual da Saúde em exercício, César Neves, o objetivo é qualificar e intensificar os cuidados na área. “Queremos dar aos paranaenses ainda mais motivos para sorrir, reforçando nosso compromisso com a inovação e a qualidade no atendimento”, afirmou.

Equipamentos e expansão

Entre 2023 e 2025, 113 municípios foram contemplados com conjuntos completos de equipamentos odontológicos, incluindo cadeiras, mochos, kits acadêmicos, instrumentos, fotopolimerizadores, ultrassom com jato de bicarbonato, autoclaves e compressores. Cidades com bom desempenho no programa estadual receberam também aparelhos para radiografia periapical.

Os critérios para distribuição foram definidos pela resolução nº 105/2023 da Sesa, considerando o desempenho no antigo programa Previne Brasil e a ampliação da cobertura de saúde bucal, priorizando municípios que credenciaram novas equipes.

Leia mais matérias do BnT! Online (Clique aqui).

Qualidade e valorização profissional

Com os novos equipamentos, o Estado garante melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto e segurança à população. “Essas ações promovem prevenção, tratamento e reabilitação dos pacientes, melhorando a qualidade de vida”, destacou Carolina de Oliveira Azim Schiller, chefe da Divisão de Saúde Bucal da Sesa.

Desde 2019, o governo já destinou mais de R$ 72 milhões à saúde bucal no Paraná, incluindo recursos para clínicas odontológicas da UEM, Uenp e Unioeste, que receberam R$ 3,8 milhões em investimentos.

Campanha e ações educativas

A Sesa também apoia a Campanha Nacional de Combate ao Mau Hálito, promovida pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA), que alerta para o diagnóstico precoce e quebra do tabu sobre o tema. A iniciativa ocorre até 25 de outubro e reforça que o mau hálito pode indicar problemas bucais ou metabólicos.

Educação e prevenção nas escolas

O Projeto de Atenção à Saúde Bucal na Primeira Infância, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), está em andamento nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de cinco municípios: Ângulo, Colorado, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças e Sarandi. A meta é alcançar 2 mil crianças com ações preventivas e distribuição de kits de higiene bucal.

*Com informações da AEN

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →