Evento reúne fanfarras e bandas e promove formação cidadã em Ponta Grossa
Após 26 anos, Ponta Grossa voltou a receber uma grande competição de bandas e fanfarras. A Copa Centro Sul de Bandas e Fanfarras reuniu, neste sábado (6), cerca de 30 corporações musicais de diferentes municípios do Paraná e de Santa Catarina na Arena Multiuso, em um encontro marcado por apresentações, integração e valorização da cultura. […]

Após 26 anos, Ponta Grossa voltou a receber uma grande competição de bandas e fanfarras. A Copa Centro Sul de Bandas e Fanfarras reuniu, neste sábado (6), cerca de 30 corporações musicais de diferentes municípios do Paraná e de Santa Catarina na Arena Multiuso, em um encontro marcado por apresentações, integração e valorização da cultura.
Mais do que notas, troféus e colocações, o evento destacou a dedicação dos participantes e o papel da música na formação de crianças e jovens. Ao longo do dia, as corporações demonstraram talento, disciplina e trabalho em equipe em diferentes categorias e modalidades.
O presidente da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, José Carlos Gonçalves, destacou o significado do retorno da competição ao município. “Há 26 anos realizamos aqui o Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas, no ano 2000, e depois não retornamos mais. Agora estamos realizando esse grande evento aqui com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, do deputado Aliel Machado, da Secretaria de Cultura e Secretaria de Esportes”, afirmou.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
Segundo Gonçalves, o principal objetivo do movimento vai além da disputa entre as corporações. “O movimento é muito importante na formação de pessoas. Nosso objetivo principal não é a competição, é a formação de pessoas aptas a viver em sociedade. É isso que nós buscamos”, ressaltou.
Evento movimenta cultura e turismo
A Copa Centro Sul contou com a participação de aproximadamente 20 municípios e trouxe para Ponta Grossa músicos, familiares e visitantes. Para a organização, além do incentivo cultural, o evento também gera impacto positivo para outros setores da cidade.
“No município movimenta o setor de turismo, o comércio ligado ao turismo, restaurantes, hotéis e a visitação das pessoas. Também traz visibilidade ao município em nível nacional, porque pessoas do Brasil todo acompanham esse movimento de bandas e fanfarras”, explicou José Carlos Gonçalves.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
A realização contou com apoio do deputado federal Aliel Machado, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil para auxiliar na viabilização do evento.
Música como formação de cidadãos
Entre as representantes de Ponta Grossa esteve a Banda Marcial do Colégio Sagrada Família, que utiliza a música como instrumento de desenvolvimento dos estudantes, fortalecendo valores como convivência, responsabilidade e trabalho coletivo.
A diretora do Colégio Sagrada Família, Irmã Edites, destacou que a cultura faz parte da formação integral dos alunos. “A escola se constitui sobre alguns pilares: o conhecimento científico, a convivência e a cultura integrada aos valores. Para nós, desenvolver e fazer com que os alunos se empenhem em causas culturais é algo que constrói o diferente”, afirmou.
Ela também ressaltou o impacto das atividades culturais na trajetória dos estudantes. “A cultura trabalha a história, a sensibilidade e a fidelidade aos princípios éticos, cristãos e de cidadania. Ela perpassa várias dimensões e ajuda na construção do ser humano”, completou.
O maestro da Banda Marcial Sagrada Família, Anderson Luiz Magraf, destacou a importância da troca de experiências entre os participantes. “Esse é um evento muito importante para a convivência dos nossos alunos com outras corporações musicais, para ter conhecimento e trocar ideias. A competição existe, mas o principal é conhecer outras bandas e fazer novas amizades”, disse.
Atualmente, a banda reúne cerca de 80 crianças entre integrantes da escolinha e da banda marcial. O trabalho é desenvolvido em conjunto com professores e também participa de atividades e celebrações do colégio. “Para os alunos é essencial. Isso aqui é a vida deles”, afirmou o maestro.
Ponta Grossa teve sete representantes
A cidade contou com sete apresentações durante a competição, envolvendo instituições como o Colégio Cívico-Militar José Elias da Rocha, Banda Marcial Sagrada Família, Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez, Marista Pio XII e Banda Escola Lyra dos Campos.
Ao todo, corporações de cidades como Curitiba, São José dos Pinhais, Matinhos, Irati, Reserva, Antonina, Prudentópolis, Sengés, São Mateus do Sul, Guamiranga e representantes de Santa Catarina participaram da programação.
A Copa Centro Sul de Bandas e Fanfarras consolidou o retorno de Ponta Grossa ao calendário das grandes competições musicais e reforçou o papel das bandas como espaços de aprendizado, cultura e integração.
Confira a reportagem completa aqui:























