Evento marca nova fase digital da Prefeitura com lançamento do Carambeí Conect e Wi-fi em ônibus
A rodoviária municipal de Carambeí foi palco, nesta quarta-feira (11), de um evento que marcou uma nova etapa de modernização tecnológica na administração pública da cidade. Durante a solenidade, a Prefeitura apresentou oficialmente o Carambeí Conect, aplicativo que reúne serviços municipais em uma única plataforma digital, e anunciou também a implantação de Wi-Fi gratuito nos […]

A rodoviária municipal de Carambeí foi palco, nesta quarta-feira (11), de um evento que marcou uma nova etapa de modernização tecnológica na administração pública da cidade. Durante a solenidade, a Prefeitura apresentou oficialmente o Carambeí Conect, aplicativo que reúne serviços municipais em uma única plataforma digital, e anunciou também a implantação de Wi-Fi gratuito nos ônibus do transporte coletivo.
Últimas de Ponta Grossa e região
O evento reuniu autoridades e representantes da comunidade local. Estiveram presentes a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, o vice-prefeito Dr. Octávio Antônio Azevedo da Costa Filho, o vice-presidente da Câmara Municipal, Ilson Caninana, o deputado estadual Marcelo Rangel, o engenheiro de software Matheus do Carmo, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, além de demais autoridades municipais, lideranças e representantes da sociedade civil.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da gestão pública, ampliação da conectividade e digitalização dos serviços municipais.
APLICATIVO APROXIMA POPULAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O Carambeí Conect foi desenvolvido pelo Departamento de Informática da Prefeitura com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços e informações da administração municipal.
A plataforma reúne diversos recursos em um único ambiente digital, permitindo que os moradores possam acessar serviços públicos, acompanhar ações do município e se comunicar diretamente com a Prefeitura.
Entre as funcionalidades do aplicativo estão:
- solicitação de serviços municipais
- canais de comunicação com o poder público
- agenda cultural da cidade
- acompanhamento em tempo real da localização dos ônibus
- informações sobre programas municipais, como a Feira Verde
Durante o evento, os participantes puderam acompanhar em tempo real a localização dos ônibus do transporte coletivo em uma tela de monitoramento, demonstrando o funcionamento da tecnologia.
Segundo a prefeita Elisangela Pedroso, a ferramenta foi desenvolvida pela própria equipe da Prefeitura e representa mais um passo na aproximação entre governo e população.
“Foi uma maneira que a Prefeitura encontrou para que o imposto volte para a população em forma de políticas públicas. O Carambeí Conect permite que o cidadão solicite serviços de casa, do trabalho ou até mesmo dentro do ônibus”, afirmou.
De acordo com a prefeita, o aplicativo ainda passará por um período de testes e poderá receber novos serviços nos próximos meses.
Entre as novidades previstas está a implantação de telemedicina, que permitirá consultas médicas online diretamente pelo aplicativo municipal.
“Acreditamos que Carambeí poderá ser a única cidade do Paraná com telemedicina dentro de um aplicativo próprio do município”, destacou.
O aplicativo já está disponível para download nas plataformas Android e iOS.
WI-FI GRATUITO PASSA A FUNCIONAR NOS ÔNIBUS
Outra novidade anunciada durante o evento foi a implantação de internet gratuita nos ônibus do transporte coletivo de Carambeí.
Durante a apresentação, equipes da Prefeitura realizaram a instalação de QR Codes dentro dos veículos, permitindo que passageiros acessem a rede Wi-Fi gratuitamente ao embarcar.
A medida amplia a conectividade durante os deslocamentos pela cidade e permite que usuários utilizem aplicativos, redes sociais e serviços online enquanto utilizam o transporte público.
A iniciativa complementa o modelo de mobilidade urbana adotado pelo município.
Desde 2023, Carambeí possui transporte coletivo totalmente gratuito, política conhecida como Busão Grátis, na qual a tarifa técnica é custeada integralmente pela Prefeitura.
De acordo com dados da empresa responsável pela operação, cerca de 28 mil passageiros utilizam mensalmente o sistema de transporte coletivo no município.
LICITAÇÃO PREVÊ NOVOS PONTOS DE ÔNIBUS
Durante a solenidade também foi assinada uma ordem de serviço para abertura de licitação de aproximadamente R$ 1,3 milhão, destinada à padronização e modernização dos pontos de ônibus da cidade.
Os recursos foram viabilizados por meio de parceria entre a Prefeitura e o deputado estadual Marcelo Rangel.
Segundo a prefeita, a iniciativa busca melhorar a estrutura do transporte público e reforçar a organização urbana do município.
“Se temos um transporte coletivo com tecnologia embarcada, câmeras de monitoramento e agora Wi-Fi, também precisamos de pontos de ônibus modernos que padronizem e valorizem a cidade”, afirmou.
DEPUTADO DESTACA MODELO DE INOVAÇÃO
Durante o evento, o deputado estadual Marcelo Rangel destacou que as iniciativas implementadas em Carambeí vêm chamando atenção em todo o Paraná.
Segundo ele, o modelo de transporte gratuito aliado à inovação tecnológica pode servir de exemplo para outras cidades.
“O que está sendo feito aqui é um exemplo para todo o Paraná. Transporte gratuito, inovação tecnológica e serviços digitais mostram que o poder público pode oferecer qualidade de vida à população”, afirmou.
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO PARA A CIDADE
O vice-prefeito Dr. Octávio Antônio Azevedo da Costa Filho destacou que as iniciativas fazem parte de um planejamento estratégico de longo prazo para o desenvolvimento do município.
“Carambeí tem um plano de desenvolvimento pensado para os próximos 30 anos. Muitos projetos já estão acontecendo até antes do que havíamos planejado”, disse.
Ele também ressaltou que os investimentos e projetos em andamento buscam melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer o crescimento da cidade.
Durante entrevista ao Portal Boca no Trombone, a prefeita Elisangela Pedroso também comentou os resultados de uma pesquisa realizada pela Ângulo Pesquisas, que apontou 90% de aprovação da gestão municipal.
Segundo o levantamento, 37% dos entrevistados classificaram o governo como ótimo, 37% como bom, 16% como regular, enquanto 10% preferiram não opinar.
Para a prefeita, o resultado reflete o reconhecimento da população pelas ações realizadas no município.
“Trabalhamos muito para trazer inovação, investimentos e melhorias para Carambeí. Ficamos felizes com esse reconhecimento da população”, afirmou.
A prefeita também destacou que o município possui mais de R$ 50 milhões em projetos em tramitação junto ao Governo do Estado, incluindo obras de pavimentação rural, investimentos em educação, saúde e projetos voltados à geração de empregos.
Confira a fala da prefeita Elisangela e do deputado Marcelo Rangel:
Veja mais
Ponta Grossa sedia Assembleia dos Bispos do Paraná durante centenário da Diocese























