SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

‘Empreendedoras da Reciclagem’ chega à reta final em PG

O programa é realizado pelo Governo do Paraná, Grupo So+ma e Heineken Brasil, com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa.

WhatsApp Image 2025-07-29 at 160857
Créditos: Henry Milléo/PMPG
Publicidade

A primeira edição do programa Empreendedoras da Reciclagem, que está em andamento em Ponta Grossa, chega à sua reta final nesta semana. A iniciativa, pioneira na América Latina, é voltada exclusivamente para mulheres que atuam na reciclagem, com o objetivo de promover qualificação, fortalecer o empoderamento pessoal e incentivar o empreendedorismo. O programa é realizado pelo Governo do Paraná, Grupo So+ma e Heineken Brasil, com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Com a participação de 30 mulheres de Ponta Grossa e região, o programa foi iniciado em maio e oferece mentorias semanais com especialistas em áreas como gestão, finanças, saúde mental, redes sociais, liderança, cooperativismo, entre outros temas essenciais para o desenvolvimento profissional. Os encontros acontecem em formatos presencial e online, somando mais de 20 horas de conteúdo e troca de experiências.

Mais notícias: Moradores do Periquitos, reclamam da falta de calçada e promessa não cumprida

“A reciclagem é uma das pontas mais importantes da sustentabilidade, e são as mulheres que movem essa estrutura com muito trabalho, coragem e visão. Valorizar e apoiar essas trabalhadoras é cuidar do meio ambiente e também da transformação social. Por isso, temos orgulho de apoiar esse programa que reconhece e impulsiona o protagonismo feminino na economia circular”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski.

Atualmente, Ponta Grossa conta com três associações de catadores: ACAMARO (Oficinas), ACAMARUVA (Uvaranas) e ACAMARU (Chapada), que juntas reúnem cerca de 76 recicladores, sendo 47 mulheres com idades variadas. As associações são responsáveis pela triagem, separação dos resíduos, enfardamento e comercialização de materiais, e juntas reciclam cerca de 45 toneladas de resíduos por mês.

A última mentoria do programa ocorrerá nesta quarta-feira (30), com o tema “Comunicação como forma de fortalecer a mulher no trabalho”, que será conduzida por Luciana Alvarez.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →