‘Empreendedoras da Reciclagem’ chega à reta final em PG
O programa é realizado pelo Governo do Paraná, Grupo So+ma e Heineken Brasil, com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa.

A primeira edição do programa Empreendedoras da Reciclagem, que está em andamento em Ponta Grossa, chega à sua reta final nesta semana. A iniciativa, pioneira na América Latina, é voltada exclusivamente para mulheres que atuam na reciclagem, com o objetivo de promover qualificação, fortalecer o empoderamento pessoal e incentivar o empreendedorismo. O programa é realizado pelo Governo do Paraná, Grupo So+ma e Heineken Brasil, com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Com a participação de 30 mulheres de Ponta Grossa e região, o programa foi iniciado em maio e oferece mentorias semanais com especialistas em áreas como gestão, finanças, saúde mental, redes sociais, liderança, cooperativismo, entre outros temas essenciais para o desenvolvimento profissional. Os encontros acontecem em formatos presencial e online, somando mais de 20 horas de conteúdo e troca de experiências.
Mais notícias: Moradores do Periquitos, reclamam da falta de calçada e promessa não cumprida
“A reciclagem é uma das pontas mais importantes da sustentabilidade, e são as mulheres que movem essa estrutura com muito trabalho, coragem e visão. Valorizar e apoiar essas trabalhadoras é cuidar do meio ambiente e também da transformação social. Por isso, temos orgulho de apoiar esse programa que reconhece e impulsiona o protagonismo feminino na economia circular”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski.
Atualmente, Ponta Grossa conta com três associações de catadores: ACAMARO (Oficinas), ACAMARUVA (Uvaranas) e ACAMARU (Chapada), que juntas reúnem cerca de 76 recicladores, sendo 47 mulheres com idades variadas. As associações são responsáveis pela triagem, separação dos resíduos, enfardamento e comercialização de materiais, e juntas reciclam cerca de 45 toneladas de resíduos por mês.
A última mentoria do programa ocorrerá nesta quarta-feira (30), com o tema “Comunicação como forma de fortalecer a mulher no trabalho”, que será conduzida por Luciana Alvarez.
*Com informações da Assessoria de Imprensa























