SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☀️
Publicidade
Agronegócio

EFAPI 2025 é cancelada devido à contenção de gastos em Ponta Grossa

Evento foi cancelado por causa de decreto de contenção de despesas; no mesmo período será realizada a Semana do Cavalo e da Ovelha.

WhatsApp Image 2025-07-28 at 160338
Foto: Prefeitura de Ponta Grossa
Publicidade

A 44ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi), que seria realizada em setembro deste ano, foi cancelada. A não-realização do evento se deve a um decreto municipal de contenção de despesas, publicado pelo Poder Executivo no início de julho. A informação foi confirmada com exclusividade pelo Portal BnT, junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

A equipe de reportagem teve acesso a uma nota de esclarecimento da pasta, emitido juntamente com a Sociedade Rural dos Campos Gerais, que confirmou que a EFAPI não será realizada neste ano. O documento foi emitido no dia 15 de julho e é assinado pelo secretário municipal de agricultura, pecuária e abastecimento, Izaltino Cordeiro dos Santos, e por Jorge Rosas Demiate Junior, presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais. 

“A secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Sociedade Rural dos Campos Gerais, esclarecem que não será realizada a Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi) em 2025, obedecendo ao decreto municipal de contenção de despesas nº25.410/2025”, diz a nota. O evento seria realizado entre os dias 17 e 21 de setembro. 

No período próximo, as entidades afirmam na mesma nota que, no período de 18 a 21 de setembro de 2025 será realizada a “Semana do Cavalo e da Ovelha”. O evento contara com a participação do dia de campo da Raça Purunã, pelo Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná).  

A 44ª edição da Feira será realizada em 2026, conforme fontes da pasta.

Contenção de gastos 

No início de julho, a Prefeitura de Ponta Grossa publicou um decreto municipal em edição complementar do Diário Oficial que institui um conjunto de medidas de contenção de despesas. O decreto estabelece restrições que devem ser seguidas até 31 de dezembro de 2025 por toda a administração municipal direta e indireta.

De acordo com o texto, o objetivo é conter os gastos e manter o equilíbrio financeiro do Tesouro Municipal, assegurando a continuidade dos serviços públicos considerados essenciais. Saiba mais detalhes clicando aqui.

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →