EFAPI 2025 é cancelada devido à contenção de gastos em Ponta Grossa
Evento foi cancelado por causa de decreto de contenção de despesas; no mesmo período será realizada a Semana do Cavalo e da Ovelha.

A 44ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi), que seria realizada em setembro deste ano, foi cancelada. A não-realização do evento se deve a um decreto municipal de contenção de despesas, publicado pelo Poder Executivo no início de julho. A informação foi confirmada com exclusividade pelo Portal BnT, junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A equipe de reportagem teve acesso a uma nota de esclarecimento da pasta, emitido juntamente com a Sociedade Rural dos Campos Gerais, que confirmou que a EFAPI não será realizada neste ano. O documento foi emitido no dia 15 de julho e é assinado pelo secretário municipal de agricultura, pecuária e abastecimento, Izaltino Cordeiro dos Santos, e por Jorge Rosas Demiate Junior, presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais.
“A secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e Sociedade Rural dos Campos Gerais, esclarecem que não será realizada a Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi) em 2025, obedecendo ao decreto municipal de contenção de despesas nº25.410/2025”, diz a nota. O evento seria realizado entre os dias 17 e 21 de setembro.
No período próximo, as entidades afirmam na mesma nota que, no período de 18 a 21 de setembro de 2025 será realizada a “Semana do Cavalo e da Ovelha”. O evento contara com a participação do dia de campo da Raça Purunã, pelo Instituto Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná).
A 44ª edição da Feira será realizada em 2026, conforme fontes da pasta.
Contenção de gastos
No início de julho, a Prefeitura de Ponta Grossa publicou um decreto municipal em edição complementar do Diário Oficial que institui um conjunto de medidas de contenção de despesas. O decreto estabelece restrições que devem ser seguidas até 31 de dezembro de 2025 por toda a administração municipal direta e indireta.
De acordo com o texto, o objetivo é conter os gastos e manter o equilíbrio financeiro do Tesouro Municipal, assegurando a continuidade dos serviços públicos considerados essenciais. Saiba mais detalhes clicando aqui.























