SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Ponta Grossa

Diocese de PG inicia Campanha da Fraternidade 2026 com foco em moradia digna

A Diocese de Ponta Grossa iniciou a Campanha da Fraternidade 2026 com o tema “Fraternidade e Moradia”. A campanha visa conscientizar a sociedade sobre a moradia digna como um direito humano essencial, promovendo ações pastorais e educativas ao longo do ano.

Diocese de PG inicia Campanha da Fraternidade 2026 com foco em moradia digna
Divulgação
Publicidade

Na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (19), a Diocese de Ponta Grossa deu início à Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia”. A transmissão ao vivo foi realizada pelo Estúdio da PASCOM Diocesana e nas redes sociais oficiais da Diocese (YouTube e Facebook), além da Rádio Sant’Ana. A campanha deste ano convida à reflexão sobre a moradia como um direito humano essencial, ligado diretamente à dignidade, à saúde e à qualidade de vida das famílias.

MORADIA COMO DIREITO HUMANO ESSENCIAL

O bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari, ressaltou que a Campanha da Fraternidade 2026 nasce dentro do espírito da Quaresma, período de oração, jejum e caridade. “A Quaresma nos convida a refletir sobre nossa humanidade e a necessidade da misericórdia de Deus. A Campanha da Fraternidade é um gesto concreto de caridade, propondo reflexão e ação pela dignidade humana”, afirmou o bispo.

O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Joel Nalepa, destacou que a moradia digna é essencial para o bem-estar humano. “Quem não mora bem não vive bem. Refletir sobre moradia é refletir sobre qualidade de vida”, afirmou o padre, reforçando que a ação evangelizadora também implica em cuidar da vida concreta das pessoas e promover a justiça social.

COMPROMISSO CRISTÃO COM A MORADIA DIGNA

A coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade, Márcia Simões, ressaltou que falar de moradia é falar da dignidade humana. Ela lembrou o lema da campanha, “Ele veio morar entre nós”, reforçando que Deus escolheu habitar entre os seres humanos, o que simboliza o compromisso da Igreja com a vida concreta, especialmente dos mais vulneráveis.

Márcia explicou que, ao longo de 2026, a Diocese realizará ações pastorais para promover a formação, mobilização e conscientização nas paróquias e comunidades, convidando a sociedade a participar ativamente deste processo de reflexão social.

AÇÃO PASTORAIS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

A Campanha da Fraternidade 2026 não tem caráter partidário, mas é um chamado ético e cristão à corresponsabilidade social. Durante a Quaresma e ao longo do ano, as paróquias serão convidadas a promover ações educativas e de conscientização sobre a moradia digna, abordando temas como habitação, regularização fundiária e as condições de infraestrutura nos municípios da Diocese.

A Diocese de Ponta Grossa reafirma seu compromisso com a justiça social e a solidariedade, incentivando a reflexão e o compromisso com a moradia digna como um direito de todos.

Confira a live de lançamento da Campanha da Fraternidade na Diocese de Ponta Grossa:

Luísa de Andrade
Autoria
Luísa de Andrade
Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com experiência em produção de conteúdo jornalístico, apuração de pautas e cobertura de temas de interesse público. Atua na elaboração de reportagens multimídia, produção de textos informativos e cobertura de eventos, com foco em jornalismo local.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →