SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Últimas

Descarte irregular de lixo volta acontecer em Tibagi

Prefeitura reforça que descarte irregular é crime ambiental, sujeito a multa e sanções legais

IMG_7853-1200×800
#image_title
Publicidade

A Prefeitura de Tibagi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vem novamente alertar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e reforça que o descarte irregular é crime ambiental, sujeito a multa e sanções legais. A preocupação aumentou após nova denúncia de grande quantidade de lixo descartado de forma indevida em diferentes pontos, como na localidade do Pinheiro Seco e também em bairros como a Vila São José.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, a cena encontrada no Pinheiro Seco foi chocante. “É muito triste ver a quantidade e o tipo de lixo deixado ali. Encontramos desde recicláveis e lixo orgânico até roupas em bom estado que poderiam ter sido doadas. Isso tudo próximo a uma área de manancial, que abastece a cidade com água”, destacou. Ela reforça que a coleta de lixo acontece regularmente tanto na sede quanto nas comunidades do interior, o que torna ainda mais injustificável esse tipo de atitude.

Além dos danos ao meio ambiente e à saúde pública, o descarte irregular infringe o Código de Posturas do Município (Lei Complementar nº 3.028/2023), que proíbe o lançamento de lixo em vias públicas, terrenos baldios, valas, várzeas, bueiros, sarjetas e cursos d’água. Conforme o Artigo 11 da mesma legislação, a infração está sujeita a multa que pode variar de 3 a 100 Unidades Fiscais do Município (UFM). A legislação também obriga moradores, comerciantes e prestadores de serviço a manterem a limpeza das calçadas e sarjetas em frente aos seus imóveis, utilizando recipientes adequados para o descarte.

O prefeito Rildo Leonardi reforçou a importância da participação popular nas ações de preservação e anunciou novas medidas educativas. “Estamos intensificando as campanhas de conscientização porque sabemos que esse é um trabalho coletivo. A Prefeitura faz sua parte, mas cada cidadão também precisa fazer a sua. Não adianta termos coleta regular se as pessoas continuam jogando lixo na rua ou nos terrenos”, afirmou.

A Secretaria de Obras também tem atuado com mutirões de limpeza em diversos bairros da cidade, recolhendo entulhos e resíduos (como galhos e grama) que são, por lei, de responsabilidade dos próprios munícipes. Esses mutirões são ações pontuais, realizadas para garantir o bem-estar coletivo e a limpeza urbana, mas não substituem o dever individual de destinação correta dos resíduos.

A população pode denunciar casos de descarte irregular diretamente à Secretaria de Meio Ambiente (whatsapp (42) 98804-4762) ou por meio da Ouvidoria do Município (https://tibagi.oxy.elotech.com.br/protocolo/ouvidoria). Denúncias ajudam na fiscalização e reforçam o compromisso com o meio ambiente.

IMG_7855-1200×800

Leia também: Dois homens são presos em Telêmaco Borba e PM desmantela ponto de tráfico

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →